Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Incrementando bebidas com ingredientes nutricionais

Os consumidores de hoje raramente ficam satisfeitos com apenas uma bebida para matar a sede; estão procurando extras saudáveis que visam desde imunidade a problemas de humor, de energia a substituição de refeições. E, claro, eles querem muito sabor com poucas calorias.

As bebidas que mais atraem esses consumidores ostentam impulsos que incluem vitaminas e minerais, proteínas (vegetais ou lácteas), vegetais, chá, extratos de chá, probióticos, prebióticos e fibras.

As bebidas enriquecidas com botânicos estão entre as líderes em vendas, contendo ingredientes que modulam ou estimulam a imunidade, ou possuem benefícios anti-inflamatórios. Os ingredientes dessa categoria são numerosos demais para serem listados, mas os mais populares atualmente são extratos ou decocções de gengibre, equinácea, pimenta de Caiena, canela, eucalipto, chá verde, hortelã e alecrim.

Os botânicos florais também são amplamente utilizados, especialmente hibiscos, flor de sabugueiro, rosa, camomila, jasmim, passiflora e lavanda. O hibisco vem fazendo um retorno particularmente forte, tendo experimentado popularidade pela primeira vez nas décadas de 1970 e 1980. Outros vegetais populares são açafrão-da-índia e ashwagandha (Withania somnifera). Esses ingredientes estão surgindo em todos os perfis de sabores, tanto em bebidas funcionais quanto em bebidas de relaxamento e hidratação.

Alguns desses botânicos, especialmente os florais, fornecem atributos de sabor favoráveis e requerem processamento mínimo, muitas vezes sendo empregados como um concentrado de maceração e drenagem, sendo apreciados por seus efeitos calmantes, entre outros. Aqueles sem as vantagens do sabor são frequentemente incorporados em formulações mais complexas, que têm um perfil de sabor forte ou em um meio que mascara qualquer nota amarga ou desagradável.

Embora os botânicos tenham experimentado um aumento no uso de produtos melhores para você, podem representar um desafio em termos de sabor, já que muitos são adstringentes ou amargos. O lúpulo (Humulus lupulus) está indo além das cervejas e outros formatos de bebidas. A equinácea está mudando de suplemento para bebidas, devido a suposta atividade de suporte da imunidade; e o açafrão está ganhando popularidade por suas propriedades anti-inflamatórias. Esses ingredientes normalmente requerem um meio de sabor forte e mascaradores ou balanceadores na formulação.

A cúrcuma conquistou alguns consumidores ao ser incorporada a uma base de lácteos (ou análogo à lácteos). A base láctea neutraliza as notas de sabor mais nítidas desse poderoso ingrediente e, muitas vezes, é equilibrada com outras especiarias, incluindo o gengibre, o primo botânico da cúrcuma. Um pouco novo na cena é o umckaloabo, também conhecido como gerânio sul-africano (Pelargonium sidoides), uma erva com longa história na prevenção de resfriados comuns e tratamento de sintomas de doenças respiratórias.

Disponível nas formas de extrato e pó, os cogumelos combinam muito bem com os sabores ousados e terrosos do café, chá e bebidas à base de cacau, aumentando a capacidade desses produtos de melhorar a imunidade, diminuir o estresse e aumentar a resiliência.

Os cogumelos há muito são considerados ingredientes de suporte nutricional devido os seus altos níveis de beta-glucana, bem como de certos compostos químicos reconhecidos como medicinais. Muitos estudos clínicos mostram que a beta-glucana possui fortes efeitos imunomoduladores. Cogumelos como crina de leão (Hericium erinaceus), shiitake e reishi (Ganoderma lingzhi) aumentam o suporte imunológico e agem como adaptógenos.

Antes consideradas uma categoria de nicho, as bebidas energéticas são agora um dos segmentos de bebidas de crescimento mais rápido. No entanto, enquanto a demanda cresce, a aversão dos consumidores à “euforia” ou à "queda" experimentada com as bebidas energéticas antigas também aumenta. Esse enigma deixa os desenvolvedores com o desafio de satisfazer o desejo dos consumidores por um produto que os torne alertas, mas calmos.

As fontes naturais desse equilíbrio mágico incluem maca (Lepidium meyenii), rhodiola (Rhodiola rosea) e ginseng. Fontes naturais de cafeína e estimulantes semelhantes incluem guaraná, erva-mate, guayusa e matcha; este último contém grandes quantidades de L-teanina, que estende os efeitos da cafeína, ao mesmo tempo que contribui com propriedades calmantes para produzir o estado de alerta e calma desejado.

Disponíveis em pó e líquido, esses produtos alcalóides naturais devem ser usados com cuidado, pois podem conter notas amargas ou azedas que requerem um ingrediente de contrapeso para atingir um sabor agradável.

Frutas com alto teor de antioxidantes se tornaram um produto básico de bebidas saudáveis com sabor. Romã, açaí e fruta-dragão, antes raros e exóticos, tornaram-se relativamente comuns. Os sucos e concentrados de frutas e vegetais populares de hoje abrangem uma gama maior, desde os mais populares, como mirtilo e damasco, até os mais exóticos, como camu-camu, bagas de arônia, acerola, sabugueiro, capim-limão e yuzu. Todos adicionam um poderoso sabor e são ricos em compostos como vitaminas, fitoquímicos e antioxidantes, especialmente as antocianinas.

Usado em conjunto com extratos botânicos, os concentrados dessas frutas se misturam facilmente com água e perfeitamente com proteínas líquidas e em pó. Os concentrados são uma forma preferida no desenvolvimento de bebidas, pois fornecem consistência independente da fonte e da estação. Além disso, permitem que o formulador dilua o produto conforme necessário para atingir os objetivos nutricionais e de sabor.

Há anos as cerejas azedas gozam de popularidade entre as pessoas privadas de sono devido a seu suprimento natural de melatonina, um hormônio que regula o ciclo do sono. São ideais para desenvolvedores que buscam um sonífero natural para uma bebida. Além disso, os desenvolvedores podem combinar concentrado de cereja azeda com ingredientes como ashwagandha, camomila e ginseng para criar bebidas noturnas agradáveis ao paladar.

Fonte: Prepared Foods




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001