Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Diferenças entre alimentos nutracêuticos e funcionais

O termo “nutracêutico” é usado para descrever um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Foi cunhado em 1989, por Stephen De Felice, fundador e presidente da Foundation for Innovation in Medicine, uma organização americana que incentiva a pesquisa em saúde médica.

Esse termo inclui uma ampla gama de agentes, como suplementos dietéticos, nutrientes isolados, suplementos de ervas e produtos alimentares específicos. Os nutracêuticos podem ser classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, peptídeos, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros antioxidantes.

Esses componentes têm vantagem sobre os medicamentos, pois evitam alguns efeitos indesejáveis e criam um ambiente aberto para novos produtos que prometem soluções inovadoras para questões relacionadas à saúde. Evita o efeito colateral; pode aumentar o efeito benéfico à saúde; pode ter suplemento dietético natural, portanto, não tem efeito colateral desagradável; pode aumentar o valor para a saúde, a dieta e melhorar a condição médica humana; e pode estar facilmente disponível e economicamente acessível.

Os alimentos funcionais, como já está explícito no nome, são alimentos e não apenas compostos da matriz alimentar, além de bebidas e suplementos que oferecem benefícios à saúde, além de seu valor nutricional. Podem conter ingredientes ricos em nutrientes, como frutas e vegetais.

O conceito se originou no Japão na década de 1980, quando agências governamentais começaram a aprovar alimentos com benefícios comprovados em um esforço para melhorar a saúde da população em geral. Possuem alegação de propriedade funcional aprovada e relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano. A categoria também inclui alimentos enriquecidos com vitaminas, minerais, probióticos e fibras e outros.

Os alimentos funcionais em sua forma convencional geralmente estão relacionados com ingredientes naturais e integrais, ricos em nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras saudáveis para o coração. Enquanto isso, os alimentos funcionais modificados foram fortificados com ingredientes adicionais, como vitaminas, minerais, probióticos ou fibras, para aumentar os benefícios de saúde dos alimentos.

Alimentos funcionais estão associados a vários benefícios potenciais à saúde. Podem prevenir deficiências de nutrientes, pois são tipicamente ricos em nutrientes importantes, incluindo vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e fibras. A fortificação também tem sido usada para prevenir outras condições causadas por deficiências de nutrientes, incluindo raquitismo, bócio e defeitos congênitos.

Os funcionais têm potencial efeito contra doenças, principalmente pensando na prevenção e melhora da qualidade de vida. Muitos são ricos em antioxidantes, por exemplo, que são moléculas que ajudam a neutralizar compostos nocivos, conhecidos como radicais livres, ajudando a prevenir danos às células e certas condições crônicas, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes

Alguns alimentos funcionais também são ricos em ácidos graxos ômega-3, um tipo saudável de gordura que reduz a inflamação, aumenta a função cerebral e promove a saúde do coração. Outros tipos são ricos em fibras, que podem promover um melhor controle do açúcar no sangue e proteger contra doenças como diabetes, obesidade, doenças cardíacas e derrame.

O alvo dos nutracêuticos é significativamente diferente dos alimentos funcionais. Nesse sentido, a prevenção e o tratamento de doenças (apelo médico) são relevantes aos nutracêuticos, mas apenas a redução do risco da doença, e não a prevenção e tratamento da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais

Além disso, os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos; os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum. Entre alguns exemplos de ingredientes funcionais que apresentam compostos benefícios à saúde, estão as alicinas presentes no alho, os carotenóides e flavonóides encontrados em frutas e vegetais, os glucosinolatos encontrados nos vegetais crucíferos, os ácidos graxos poliinsaturados presentes em óleos vegetais e óleo de peixe.

Esses ingredientes podem ser consumidos juntamente com os alimentos dos quais são provenientes, sendo considerados alimentos funcionais. Mas se forem consumidos individualmente, teremos o aspecto mais como nutracêutico.

Fonte: Food Connection




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001