Café - O veículo perfeito para a inovação saudável
Milhões de pessoas acordam todos os dias e se servem de uma xícara de café. Por ser tão amplamente consumido, o café também tem sido objeto de uma quantidade substancial de pesquisas sobre seus benefícios e riscos potenciais, muitas vezes com resultados variáveis. Agora, outro estudo sobre o consumo de café - o maior do seu tipo, de acordo com os autores do estudo - aponta para benefícios inesperados de uma bebida diária.
Buscando entender se o café pode causar aumento do risco de arritmia cardíaca, pesquisadores da University of California estudaram dados de quase 400.000 participantes. Os resultados mostraram não apenas que o consumo de café não estava associado a um maior risco de arritmia, mas também reduzia esse risco.
O café, junto com o chá, é uma das bebidas funcionais mais antigas e mais consumidas do mundo. Já contendo cafeína naturalmente para energia e antioxidantes, o café se tornou um veículo perfeito para inovação contínua e funcionalidade agregada, incluindo a adição de pré e probióticos, adaptógenos, vitaminas, minerais e proteínas.
Construir a partir dos benefícios inerentes do café é uma oportunidade para as marcas começarem ao formular produtos à base de café. A Research and Markets estima que o mercado global de café crescerá para US$ 135 bilhões até 2024, a uma taxa composta de crescimento anual de 5,32% de 2020 a 2024. Em um mercado tão grande e concorrido, a diferenciação é fundamental, seja por meio de inclusões adicionais, formatos novos, sabores inovadores e muito mais.
Quer seja feito em casa, retirado de um café ou direto de uma garrafa pronta para beber (RTD), o café continuará a dominar o cenário de bebidas funcionais, especialmente quando as ocasiões de consumo rápido retornam após a Covid-19. Embora as marcas e os formuladores continuem inovando, aproveitar os benefícios já inerentes ao café é um modo fácil para começar a atrair os consumidores.