Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


As principais tendências de consumo e o que elas significam para a indústria alimentícia

Do comércio eletrônico direto ao consumidor a alimentos reciclados ou ingredientes funcionais para o bem-estar holístico, os fabricantes de alimentos e bebidas podem aproveitar algumas das principais tendências de consumo de 2022 em seus portfólios.

A cada ano, a Euromonitor publica suas 10 principais tendências globais de consumo, com base em pesquisas quantitativas de consumidores, insights de analistas e entrevistas comerciais.

A pandemia da Covid-19 teve um enorme impacto nas cadeias de suprimentos globais e no comportamento do consumidor nos últimos dois anos. Embora os choques na cadeia de suprimentos devam começar a se estabilizar no final de 2022, com o acesso a produtos voltando aos níveis anteriores, novos hábitos de compras se consolidaram e continuarão a afetar a forma como alguns consumidores descobrem e selecionam produtos, prevê a Euromonitor.

Esses novos hábitos de compra incluem produtos de origem local, marcas diretas ao consumidor e serviços de assinatura. Para aproveitar essa tendência, a Euromonitor sugere que as empresas usem dados para melhorar a visibilidade da sua cadeia de suprimentos, aprimorar operações e repensar investimentos para explorar oportunidades nessa área.

A conscientização do consumidor sobre as mudanças climáticas e o impacto das ações individuais continuará a aumentar. De acordo com os analistas da Euromonitor, a eco-ansiedade está impulsionando o ativismo ambiental e as decisões de compra. Em 2021, um terço dos consumidores globais reduziu ativamente suas emissões e um quarto usou compensações de carbono para compensá-las. As mudanças climáticas fazem escolhas mais sustentáveis, enquanto exigem ação e transparência das marcas.

Embora muitas pessoas preocupadas com as mudanças climáticas estejam reduzindo ativamente o uso de plástico e tentando reduzir o desperdício de alimentos, a Euromonitor alerta que as dietas de baixo carbono ainda são incipientes e a disposição a pagar pelos prêmios que os produtos sustentáveis geralmente carregam continua sendo um obstáculo. A Euromonitor descobriu que 43% dos profissionais questionados em 2021, relataram que a falta de disposição do consumidor em pagar mais por produtos sustentáveis era uma barreira significativa para as iniciativas de sustentabilidade empresarial.

Outra tendência importante para 2022, de acordo com a Euromonitor, é o interesse em mercados de segunda mão, recommerce e peer-to-peer. Segundo os analistas da Euromonitor, os consumidores estão se afastando de uma “mentalidade de dono” para uma “mentalidade de experiência”. As preocupações com a sustentabilidade estão removendo o estigma associado às compras de segunda mão.

Embora ninguém queira comprar alimentos de segunda mão, a indústria alimentícia pode abraçar essa tendência investindo em iniciativas de economia circular, como embalagens recicladas, recicláveis e reutilizáveis, ou usando ingredientes reciclados.

Por fim, aceitação, autocuidado e inclusão estão na vanguarda dos estilos de vida do consumidor, de acordo com a Euromonitor.

Para a indústria alimentícia, isso significa interesse por ingredientes que possam promover a saúde e o bem-estar físico e emocional de maneira holística. Os analistas da Euromonitor observam que os fabricantes de alimentos e bebidas estão investindo em ingredientes funcionais e bebidas com baixo ou sem álcool, à medida que os consumidores buscam opções mais saudáveis.

Fonte: Ingredients Network




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001