Guia 2021

Cadastre-se
anuncie

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

As 10 principais tendências de saúde, alimentação e nutrição para 2022

As últimas semanas destacaram a incerteza que define a vida no novo normal. Com essas oscilações do sentimento otimista para o pessimista sendo algo que pode acontecer em questão de semanas, será crucial que as marcas continuem sendo tão responsivas quanto possível às necessidades em evolução do consumidor.

A FMCG Gurus lançou suas 10 principais tendências para 2022 para players do setor de alimentos, bebidas e suplementos, prevendo quais serão as principais atitudes e traços comportamentais que regem a escolha de produtos e marcas.

Sem surpresa, a saúde continua a dominar as tendências de consumo, especialmente com abordagens proativas e preventivas de bem-estar sendo adotadas, pois as pessoas procuram minimizar o risco de adoecer ou sofrer sérios problemas de saúde.

Além disso, a aversão ao risco também será um fator influente durante os próximos 12 meses e além, à medida que as pessoas continuam a questionar aspectos de suas vidas que antes davam como garantidos e lutam para se ajustar ao que parece ser agora endêmico. Atrelado a isso, a sustentabilidade também estará em primeiro plano no pensamento das pessoas, principalmente quando questionam o vínculo com a saúde.

Apesar das preocupações e cautela, os consumidores continuarão a procurar produtos indulgentes e experimentais, tanto para fins de recompensa quanto de escapismo para lidar com o estresse do dia a dia.

A tendência Destination Health (Destino da Saúde) se concentra em como os consumidores estão adotando uma abordagem holística da saúde e procurando ativamente melhorar seu bem-estar físico e mental, buscando produtos e ingredientes com alegações ativas. Uma parte integrante dessa tendência é que as pessoas estão reconhecendo a importância do bem-estar emocional e da felicidade e estão procurando melhorar isso, especialmente porque é algo que foi fortemente impactado nos últimos 18 meses.

Além de uma abordagem holística da saúde, a tendência Everyday Starts Now (Todos os dias começam agora) destaca como as pessoas adotarão uma abordagem de longo prazo para a manutenção da saúde, procurando permanecer em forma e ativas até o mais tarde possível, reconhecendo que as dietas e estilos de vida atuais não são tão saudáveis quanto deveriam ser. Os consumidores pesquisarão ativamente sobre questões de saúde e ingredientes, o que significa que as marcas precisam garantir que as informações nutricionais comunicadas sejam o mais simples possível, oferecendo orientação para garantir que as pessoas não estejam se diagnosticando erroneamente com problemas.

Prevention versus Cure (Prevenção versus Cura) avalia como as metas de saúde estão mudando para um foco no gerenciamento de doenças e abordagens proativas de bem-estar, o que significa que há interesse em produtos funcionais que abordam problemas de saúde, mesmo que as pessoas não sofram de sintomas específicos. Central para isso, as pessoas estão se tornando mais conscientes do papel que a saúde digestiva desempenha na saúde geral, o que se tornará mais perceptível à medida que a conscientização sobre o microbioma cresce.

Finalmente, a tendência Technovate Me prevê como, como muitas áreas da vida, os consumidores vão recorrer à tecnologia para soluções novas e inovadoras para resolver problemas de saúde, criando novas e excitantes oportunidades de uma perspectiva de personalização e customização.

Nos últimos anos, as preocupações com o meio ambiente se intensificaram, com muitos sentindo que o estado do planeta está em um ponto de inflexão. Essa é uma tendência que continuará em 2022 e terá um efeito significativo nos hábitos de compra. Path to Net Zero (Caminho para Net Zero) explora a preocupação do consumidor em relação a emissão de carbono e os níveis de expectativa que eles têm em termos de marcas que abordam esse problema. A tendência também aborda a questão do desperdício de alimentos, analisando como os consumidores estão fazendo tentativas ativas para reverter o aumento dos aterros sanitários, a quantidade de descontentamento que têm em relação ao desperdício desnecessário no nível da indústria e as oportunidades que existem em torno de ingredientes reciclados.

A tendência Plant for the Planet (Plante para o Planeta) também analisa o crescimento contínuo de planos alimentares alternativos baseados em evitar e moderar produtos de origem animal... e o desejo por produtos considerados verdes e limpos, com listas de ingredientes simplificadas e livres de afirmar uma obrigação para muitos. Em última análise, as marcas terão que ser vistas como adotando uma abordagem mais proativa para proteger o planeta antes e destacando as iniciativas de sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

A incerteza contínua significa que a aversão ao risco também será um tema-chave em 2022 e, infelizmente para os consumidores, existe a realidade de que os problemas que existiam antes da pandemia ainda estarão lá quando ela (eventualmente) passar. A tendência Peace of Mind (Paz de Espírito) é baseada em pessoas que procuram eliminar o estresse de seus estilos de vida e enfatizam mais a confiança e a segurança.

Os consumidores querem conhecer a história por trás dos produtos que compram e querem inovações em embalagens que destaquem que o produto foi mantido seguro e em ótimas condições ao longo da cadeia de suprimentos. Atrelado a isso, há também a demanda por cadeias de suprimentos mais curtas e produtos produzidos localmente.

O aumento dos níveis de ansiedade e a má saúde do sono também significa que os consumidores estão se afastando das pressões diárias e redefinindo as prioridades do que é importante para eles, o que significa que haverá mais foco na maximização dos relacionamentos pessoais.

Reality Currículos (Currículos de Realidade) explora os desafios que os consumidores enfrentarão ao procurar adotar o que consideram um senso normal de vida. Por exemplo, a escassez de tempo é algo que continuará a ser um problema e algo que rege os hábitos alimentares.

Uma das principais implicações disso é que as barreiras para uma vida saudável continuam a existir, mesmo em um momento de maior preocupação com o bem-estar.

O sabor e o prazer continuarão a ser os principais motivos pelos quais as pessoas se voltam para o alimento e a bebida, e haverá procura por produtos que proporcionem momentos de indulgência e uma experiência genuína. Conscious Indulgence (Indulgência Consciente) é uma tendência que mostra como as pessoas gostam de desfrutar de momentos de hedonismo e desejam uma experiência genuína dos produtos que compram.

Também explora como as pessoas estão adotando uma abordagem de débito e crédito para o bem-estar. Com efeito, embora os consumidores queiram melhorar os seus hábitos alimentares e de consumo, querem evitar sentimentos de compromisso e sacrifício. Como resultado, procurarão levar uma dieta saudável na maioria das vezes, para justificar os momentos ocasionais de indulgência.

As pessoas também procurarão ajustar os hábitos de lanches para que as ocasiões não entrem em conflito com objetivos mais amplos de saúde, impulsionando a demanda por produtos considerados livres de culpa.

Finalmente, Dare to Change (Atreva-se a Mudar) é baseado em como os consumidores estão buscando sabores experimentais que desafiem suas percepções sensoriais, muitas vezes como uma forma de autoexpressão. Os consumidores procurarão sabores premium e indulgentes, desejando experiências de sabor novas e inovadoras.

O storytelling e a autenticidade desempenham papel fundamental nessa tendência, com os consumidores querendo conhecer a herança e a história por trás dos produtos, em parte como um sinal de que o máximo cuidado e atenção foi dedicado à formulação do projeto e em parte porque é visto como um acréscimo à experiência geral.

Fonte: Nutraceutical Business Review




Envie uma notícia



Telefone:

11 3628-6931

 11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001