Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Nova fórmula com guaraná enriquecida com vitamina D revoluciona bebidas vegetais

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram uma nova abordagem para aprimorar a aplicação de proteínas vegetais em bebidas, introduzindo um extrato de guaraná à proteína de ervilha. Essa inovação resultou em um ingrediente promissor para a produção de bebidas vegetais enriquecidas com vitamina D3.

O estudo, realizado pelo Laboratório de Engenharia de Processos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp) com apoio da Fapesp, analisou uma emulsão de água e óleo utilizando a proteína de ervilha modificada. Os pesquisadores descobriram que a adição do extrato de guaraná melhorou a estabilidade da emulsão, além de valorizar um produto da Amazônia, ao incorporar compostos bioativos que interagem com a proteína.

A pesquisa demonstrou que, após 30 dias de armazenamento a 25°C e sob luz UV, 77% da vitamina D foi preservada nas emulsões formuladas. Em simulações de digestão, as emulsões com extrato de guaraná apresentaram maior biodisponibilidade de vitamina D em comparação às que continham apenas proteína de ervilha. Além disso, o processo é escalável e utiliza métodos alinhados às práticas industriais, como aquecimento a 90°C por 30 minutos, semelhante à pasteurização.




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: