Tendências funcionais impulsionam conceitos de cores naturais em bebidas
Com os consumidores procurando por alegações naturais e orgânicas que atendam suas visões holísticas de bem-estar, o desenvolvimento de novos produtos no setor de bebidas está levando a uma grande maioria de novos lançamentos com o uso de cores naturais, uma tendência que continuará a se fortalecer nos próximos anos.
E, segundo especialistas, essa tendência não beneficia apenas os consumidores, mas também os fabricantes de alimentos e bebidas, já que o uso de cores naturais aumenta o apelo natural das bebidas e oferece a possibilidade dos proprietários de marcas considerarem cor, estabilidade, tom e disponibilidade, juntamente com benefícios adicionais à saúde. As cores naturais também oferecem uma gama de tonalidades mais ampla do que as cores sintéticas, principalmente no setor de bebidas.
A crescente demanda por bebidas baseadas em funções também pode se alinhar com opções de cores naturais. Os desenvolvimentos com bebidas funcionais estão sendo combinados com extensões de tons de cores naturais, permitindo a possibilidade de criar produtos finais mais inovadores. Além disso, as novas bebidas funcionais não se concentram apenas nos benefícios funcionais para os consumidores, mas também analisam a cobertura de ingredientes e o simplificam com ingredientes de fontes naturais.
Os especialistas observam que as bebidas funcionais geralmente podem ter uma associação de cores na mente dos consumidores com base na sua função na mente dos consumidores. As cores que adicionam um elemento visual a uma afirmação funcional podem aumentar o valor dessa afirmação na percepção do consumidor da mesma forma que a cor pode melhorar a percepção do sabor do consumidor. Uma bebida amarela ou laranja turva tem um vínculo visual imediato com as alegações de imunidade devido à associação do consumidor com vitamina C e outros ingredientes que melhoram a saúde, enquanto um tom calmante de lavanda aprimora a experiência calmante de uma bebida a partir do momento em que o consumidor a vê.
Devido as fortes associações dos consumidores com as cores, os especialistas observam a importância de entender o que as cores lhes transmitem, bem como quais novas tendências conduzirão os conceitos de cores.