Multivitaminas são um conceito bastante simples de entender. A ideia é que, em meio a todo aquele fast food e aquelas refeições nada perfeitas em casa, uma multivitamina possa preencher as lacunas de nutrientes nas dietas.
Um novo estudo, o Cocoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study for the Mind (COSMOS-Mind), mostrou que um suplemento multivitamínico pode retardar o envelhecimento cognitivo em 60%.
De acordo com Andrea Wong, Ph.D., vice-presidente sênior de Assuntos Científicos e Regulatórios do Grupo Comercial Council for Responsible Nutrition, o estudo COSMOS-Mind fornece evidências de que o consumo diário de multivitamínicos pode beneficiar a função cognitiva em homens e mulheres mais velhos, o que aumenta o corpo de evidências que mostram a promessa de vários papéis das multivitaminas na saúde.
O estudo COSMOS-Mind, financiado pelo National Institute on Aging of the National Institutes of Health, foi um estudo auxiliar do estudo COSMOS liderado pelo Brigham and Women's Hospital, que randomizou 21.442 homens e mulheres nos Estados Unidos. O estudo investigou se tomar um suplemento diário de extrato de cacau ou um suplemento diário multivitamínico-mineral por três anos reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, derrame, câncer e outros resultados de saúde.
No COSMOS-Mind, os pesquisadores analisaram a cognição, memória e outras habilidades cognitivas, em adultos mais velhos, com 65 anos ou mais. As tarefas de teste incluíram lista de palavras e recordação de histórias, trilhas orais, fluência verbal, extensão numérica, ordenação digital e status cognitivo. Os participantes que usaram o multivitamínico, em relação ao placebo, experimentaram um benefício estatisticamente significativo na cognição global. Após três anos de suplementação, o multivitamínico sinalizou ter retardado o envelhecimento em 1,8 anos, ou 60%.
Esse efeito foi mais pronunciado em participantes com histórico de doença cardiovascular. Os múltiplos benefícios também foram observados para a memória e a função executiva, um conjunto de habilidades mentais que incluem memória de trabalho, pensamento flexível e malabarismo com várias tarefas.
Segundo os pesquisadores da Wake Forest University School of Medicine, a cognição se beneficiou significativamente de três anos de uso diário de multivitamínicos e minerais.
Duffy MacKay, vice-presidente de suplementos alimentares da Consumer Healthcare Products Association (CHPA), destacou que os resultados promissores deste ensaio clínico fornecem evidências pela primeira vez, que a suplementação dietética pode ser eficaz para ajudar os consumidores mais velhos a proteger e melhorar a cognição.
Fonte: Natural Products Insider