Especialistas da indústria definem as pré-misturas como misturas de nutrientes que são adicionadas a produtos finais, como produtos de panificação, cereais matinais, bebidas funcionais, fórmulas infantis, alimentos medicinais, produtos dietéticos e suplementos, entre outros, para atingir as metas nutricionais especificadas pelos fabricantes desses produtos.
Com certeza, é mais eficiente adicionar esses nutrientes em combinação do que aplicá-los como ingredientes individuais, ou seja, as pré-misturas ajudam as marcas a obter eficiência no processo de fabricação, eliminando a necessidade de medir ingredientes e, ao invés disso, fornecendo-os pré-medidos em uma pré-mistura.
Atualmente, as pré-misturas contêm mais do que vitaminas e minerais, saindo do básico para incluir aminoácidos, fibras, sabores, ervas e vegetais, nucleotídeos, prebióticos e adoçantes.
Entre as principais tendências em pré-misturas, os especialistas destacam a colina e vitamina D, que estão relacionadas à saúde cognitiva, bem como ingredientes relacionados à imunidade, humor, estresse e sono; vitamina C, zinco, vitaminas do complexo B, melatonina e vegetais, estão entre os mais populares.
Com a popularidade dos vegetais e ingredientes funcionais no formato de bebidas aumentando, também cresce o número de novos produtos que entra no mercado; o uso de pré-misturas, ao invés de nutrientes individuais, pode agilizar o processo de desenvolvimento.