Esconder

-->

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Dietas saudáveis ou sustentáveis?

Estudos sugerem que muitos consumidores se comportam de forma sustentável em apenas uma dimensão de cada vez, seja favorável ao clima, saudável ou ambientalmente correto.

Embora as atitudes e intenções mais positivas de compra de alimentos saudáveis e sustentáveis tenham apresentado compras sustentáveis mais positivas, os valores e intenções alimentares não se traduzem totalmente em comportamento real. Segundo pesquisas, apenas uma pequena parte dos consumidores segue dietas relativamente sustentáveis, com altos níveis de alimentos orgânicos, baixos níveis de carne, salgadinhos doces, álcool e alimentos processados.

Esses dados mostram uma lacuna de atitude e comportamento nas compras de alimentos sustentáveis e saudáveis. Os consumidores de alimentos orgânicos com frequência média e alta, por exemplo, apresentam alta preferências por alimentos locais, naturais e de comércio justo, dando grande importância à proteção ambiental; no entanto, compram quantidades relativamente altas de carne bovina e de aves, o que não se alinha com o consumo de alimentos orgânicos.

Já os grandes compradores de carne apresentam pouca consciência das questões ambientais e preferência limitada por alimentos de comércio justo. Assim como os consumidores de salgadinhos doces dão pouca importância à proteção ambiental, dando preferência a refeições rápidas e convenientes.

Pesquisas futuras tem como objetivo determinar como essa lacuna atitude-comportamento se desenvolve ao longo do tempo e como os consumidores com atitudes positivas em relação a diferentes métodos de produção sustentável podem ser motivados a transformar essas intenções em comportamento de compra.

Especialistas explicam que o que implica uma dieta saudável e ambientalmente sustentável depende dos contextos locais. Além disso, afirmam que dietas sustentáveis requerem uma abordagem sistêmica e que a ciência precisa ampliar, minimizar a fragmentação e fortalecer sua interface com a produção de alimentos e as partes interessadas nas políticas para ir além do preço, conveniência e sabor.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001