Conforme os consumidores dão prioridade a escolhas alimentares saudáveis e financeiramente acessíveis, produtos premium e refeições caseiras com sabores intensos e perfis gustativos marcantes deverão liderar as tendências de 2025, de acordo com um relatório da Tastewise. Utilizando inteligência artificial generativa, a empresa analisou dados de 7,14 milhões de consumidores, 45 milhões de postagens em redes sociais, 6,3 milhões de receitas e 168 milhões de pratos em 1,1 milhão de restaurantes para identificar tendências de consumo.
Embora a inflação tenha aumentado os custos de vida globalmente em 6,8% no último ano, o apelo por sabores marcantes continua forte entre os consumidores. Nos ingredientes versáteis, destacam-se os temperos:
- Lima preta: Com perfil tangy e defumado, é perfeita para pratos salgados, ensopados e marinadas.
- Hawaij: Um mix de especiarias do Iêmen (gengibre, cardamomo, cúrcuma, entre outros) que oferece um sabor terroso e equilibrado, uma alternativa ao doce acentuado do tempero de abóbora.
Já na sustentabilidade, a preocupação com o planeta é um peso crescente nas decisões dos consumidores. Por isso, vão se destacar as marcas que investirem em gestão sustentável da água, agricultura regenerativa e redução da pegada de carbono.
Enquanto isso, a busca por escolhas funcionais e orientadas ao bem-estar está em alta. O crescimento da demanda por medicamentos como GLP-1 reflete o interesse em opções que ajudem no controle de peso, regulem níveis hormonais e otimizem a saúde geral.
Nos sabores, a tendência é que se explore mais as culinárias filipinas e comidas de rua asiáticas. Já nas bebidas, a tendência é a hidratação funcional que cresceu 12,8% no último ano. Ingredientes como sal celta e suco de romã estão em alta, atendendo à demanda de consumidores cada vez mais conscientes sobre a importância da hidratação para o bem-estar.