À medida que os consumidores estão cada vez mais atraídos por vida mais saudável e ativa, as marcas de alimentos e bebidas têm uma oportunidade para formular aplicações com menos açúcar, mais proteínas e ingredientes naturais e funcionais, oferecendo a esses consumidores, produtos “melhores para você”.
E os sabores inspirados na saúde e bem-estar podem ser fundamentais, sinalizando uma relação emocional ou cognitiva com vários aspectos da saúde pessoal, ou acentuando a presença de ingredientes funcionais, como antioxidantes e botânicos.
Entre as tendências de sabores de bem-estar estão a melhora do humor e gerenciamento do estresse, através de produtos com adaptógenos, botânicos e frutas funcionais que apoiem a acuidade mental, a atenção plena, o sono e a energia. Para um produto calmante, vale a pena considerar sabores como camomila de maracujá, lavanda de amora, menta de groselha preta e nectarina de chá branco. Para um produto com foco em energia, sabores como abacaxi, gengibre, manga, açafrão e framboesa podem vitalizar uma aplicação.
Outra tendência em sabores de bem-estar é a saúde digestiva, onde o microbioma e a saúde intestinal são duas áreas de foco populares, juntamente com outros estados de necessidade, como saúde imunológica, antiinflamação e melhoria da visão. Nesse campo, os perfis de sabor podem se basear em ingredientes funcionais, como vinagre de cidra de maçã, chai de gengibre, erva-doce, hortelã-pimenta, açaí de sabugueiro, açafrão, chai dourado e goji de mirtilo.
O autocuidado também ganhou um novo foco, colocando o bem-estar por dentro e por fora. Para essas aplicações, tangerina de chá verde, pepino melancia, blueberry rico em antioxidantes, matcha cranberry e toranja abacaxi, são os sabores indicados.
Existem inúmeras oportunidades para usar o sabor para acentuar o apelo saudável e a funcionalidade de alimentos e bebidas que atendam às necessidades do consumidor ativo e orientado para a saúde.