Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

A funcionalidade e saudabilidade dos iogurtes

Proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio. Tudo isso dentro de um potinho para comer de colherada e no sabor da sua preferência. O iogurte (do turco yoğurt, do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e comercializado misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. É obtido da coagulação do leite pela ação de dois microrganismos, Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, e fornece uma melhor assimilação, pelo organismo, de certos componentes, principalmente a lactose e proteínas.

Pode ser classificado de acordo com o processo de elaboração, consistência e textura em iogurte tradicional, no qual o processo de fermentação ocorre dentro da própria embalagem, não sofre homogeneização e o resultado é um produto firme, mais ou menos consistente; iogurte batido, cujo o processo de fermentação ocorre em fermentadeiras ou incubadoras com posterior quebra do coágulo; e iogurte líquido, onde o processo de fermentação é realizado em tanques, sendo comercializado em embalagens plásticas tipo garrafa ou do tipo cartonadas.

O iogurte pode ser classificado, ainda, de acordo com a presença de flavor em iogurte natural, com ausência de flavor; iogurte com frutas; e iogurte com aromas, onde há a presença de flavorizantes. Pode, também, ser classificado de acordo com o teor de gordura em iogurte com creme, tendo gordura mínima de 6g/100g; iogurte integral, com gordura mínima de 3g/100g; iogurte parcialmente desnatado, com gordura máxima de 2,9g/100g; e iogurte desnatado, com gorduramáxima de 0,5g/100g.

As principais matérias-primas que compõem o iogurte são leite, açúcares, leite em pó desnatado, preparados à base de polpas de frutas e culturas lácticas.

O iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida. Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e, geralmente, tem baixo teor ou é isento de gordura.

Entre os nutrientes encontrados estão as proteínas, necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo; o cálcio, mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares; avitamina A, importante na restauração e construção de novos tecidos, e fundamental na saúde da visão e da pele, auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo; e as vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos, tendo papel importante na produção de energia, na oxidação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas normais.

O iogurte contém baixo teor de lactose, a qual é parcialmente transformada em ácido láctico, durante o percurso da fermentação, o que facilita a assimilação do iogurte em indivíduos com intolerância à lactose e que, por isso, têm problemas em assimilar os nutrientes do leite.

As proteínas do leite, que têm alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão.

As vitaminas do leite ajudam no desenvolvimento das bactérias lácticas que, por sua vez, produzem outras vitaminas, aumentando assim a variedade de vitaminas presentes no iogurte.

O iogurte é muito conhecido por seu efeito na regulação da flora intestinale, também, pelo cálcio, mas os seus benefícios vão além disso.

Consumido, geralmente, pela manhã, durante o café da manhã, ou nos intervalos das principais refeições, como um lanche, junto com frutas e cereais, o iogurte era conhecido apenas pelo seu efeito na regulação da flora intestinal, prevenindo contra prisões de ventre e por auxiliar na formação óssea, devido ao cálcio presente no alimento. Mas algumas pesquisas recentes têm mostrados que além desses benefícios, o iogurte é uma fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Além disso, possui baixo teor calórico, menos lactose que o leite comum e ainda é gostoso.

O iogurte natural possui um sabor suave e todos os nutrientes que o leite contém, como as proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Os seus microorganismos vivos influenciam positivamente o organismo, melhorando também o funcionamento do sistema digestivo.

O iogurte desnatado possui os mesmos benefícios oferecidos pelo natural, porém com uma vantagem a mais, por ser desnatado, em sua fórmula há menos gordura e, consequentemente, um valor calórico mais baixo. É recomendado para quem quer emagrecer e também para aquelas pessoas que precisam controlar os índices de colesterol.

Além dos benefícios já citados, o iogurte possui mais cálcio que o próprio leite, fortalecendo os ossos e dentes. O cálcio é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas e é essencial à contração muscular. Ainda equilibra a pressão arterial e ajuda na dilatação dos vasos.

Outro benefício está relacionado ao sistema imunológico. O iogurte é produzido a partir de, no mínimo, dois tipos específicos de cepas bacterianas, sendo as principais a Streptococcus thermophilus e a Lactobacillus bulgaricus, as quais ajudam na flora intestinal e aumentam a resistência do organismo, pois combatem os microrganismos que causam vários tipos de doenças.

Além de um alimento saboroso, pesquisas recentes mostram que as bactérias responsáveis pela fermentação do leite no processo de produção do iogurte podem trazer uma série de benefícios para a saúde.

O consumo de iogurte pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2 em 28%, de acordo com um estudo publicado pela Associação Europeia de Diabetes. A conclusão foi feita após cientistas analisarem a saúde e os hábitos alimentares de 25 mil homens e mulheres. Aqueles que apresentaram o consumo regular do produto em versões com baixo teor de gordura tiveram um melhora efetiva no controle da doença.

O consumo regular de alimentos probióticos, como é o caso dos iogurtes, pode ajudar a reduzir a pressão arterial, mantendo a pressão sanguínea saudável. De acordo com a Associação Americana do Coração, isso acontece porque o laticínio, além de reduzir o colesterol no sangue, é resistente à insulina (usada para o tratamento de quem tem diabetes), ajudando a regular o sistema hormonal que controla o fluxo sanguíneo.

A alimentação saudável é ainda mais importante para as crianças e adolescentes, que estão crescendo e desenvolvendo suas células rapidamente. De acordo com o centro de pesquisa Houston Metodista, o aumento do consumo de vitaminas e minerais, como cálcio, vitamina D, ferro e ácido fólico, é essencial para que a criança se torne um adulto saudável. Adolescentes que não consomem estes nutrientes na quantidade necessária podem se tornar adultos com densidade óssea abaixo do normal, podendo desenvolver osteoporose e fraturas ósseas mais facilmente.

O primeiro registro de estudo envolvendo probióticos mostrou que já em 1908 a expectativa de vida de comunidades europeias que consumiam derivados de leite era maior. Recentemente, um estudo realizado pela Universidade Cork, na Irlanda, concluiu que o consumo de probióticos proporciona benefício para pacientes que sofrem com doenças psiquiátricas. Agindo como anti-inflamatórios, as bactérias presentes no iogurte oferecem um enorme potencial para o tratamento da depressão e outros transtornos relacionados ao estresse causadas pela fragilidade no sistema imunológico.

O iogurte também ajuda na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e, consequentemente, retardar o envelhecimento.

A busca por uma dieta mais saudável é o principal motor para tornar o mercado de iogurtes ainda mais saudável, em todos os sentidos. As versões mais proteicas de iogurtes propiciaram um impulso adicional a um produto tradicionalmente reconhecido como saudável pelos consumidores, pelo valor nutricional e também pela propriedade probiótica, com benefícios funcionaisparaasaúdedigestiva. Por estar em evidência, verifica-se o surgimento de novos produtos explorando receitas de iogurte de diferentes nacionalidades e invadindo outras categorias de alimentos processados, na forma de ingrediente, contribuindo para agregar maior saudabilidade aos produtos.




Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001