Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Demanda por suplementos alimentares para a 3ª idade tende a aumentar nos próximos anos

O Brasil vem experimentando nos últimos 70 anos um rápido envelhecimento de sua população. Em 1950 a população acima de 60 anos era de aproximadamente 2,6 milhões de pessoas, mas em 2020 este número aumentou para 29,9 milhões. Um aumento de quase 12 vezes nessa população específica. Este aumento da população acima de 60 se deve em grande parte as grandes evoluções pelas quais a ciência passou neste período. E estas evoluções ocorreram em duas grandes vertentes, a medicina curativa e a medicina preventiva.

A medicina curativa conseguiu enormes avanços nos últimos 70 anos e possibilitou tratamentos muito mais eficazes e baratos, possibilitando que a taxa de mortalidade de diversas doenças comuns fossem cada vez menores. Tratamento para doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de câncer tiveram evoluções significativas nos últimos anos e possibilitaram um ganho substancial na idade média da população brasileira ao longo dos últimos 30 anos.

Já os da medicina preventiva vem permitindo que os idosos cheguem a 3ª idade com muito mais saúde e disposição, evitando assim o aparecimento de doenças que em outros tempos seriam comuns para esta idade. Dentre as evoluções que valem destacar temos o crescimento da importância da prática de exercícios, temos também a preocupação cada vez maior com a alimentação saudável. E dentro deste segundo item, temos a evolução dos suplementos alimentares ao longo deste período.

A ciência já provou que a alimentação saudável e balanceada é a chave para um envelhecimento saudável. Os suplementos alimentares surgiram para auxiliar as pessoas a obterem todos os nutrientes necessários para a sua saúde. O avanço dos estudos para comprovar a eficácia de muitos destes suplementos vem acontecendo com mais força desde os anos 60, no entanto aqui no Brasil os suplementos alimentares só começaram a ser realmente notados no fim dos anos 80 e começo dos anos 90. Antes disso a sua produção era muito complicada e sua importação era muito cara. Podemos então dizer que este mercado é relativamente novo e ainda pode ajudar muito o país neste processo de envelhecimento de sua população.

Atualmente existem diversos produtos que são voltados de forma exclusiva para pessoas da 3ª idade, suprindo necessidades específicas dessa população com dosagens especiais e ingredientes selecionados. Mas é importante saber que, para um envelhecimento saudável, é necessário ter uma alimentação balanceada desde muito cedo.

Dentre os produtos voltados para a suplementação alimentar da 3ª idade, dois grandes destaques de acordo com a empresa de inteligência de mercado Innova Market Insights são as proteínas e os produtos voltados para a cognição. Os idosos estão aos poucos abandonando a ideia de parecer mais jovens e priorizando a qualidade de vida, tanto no aspecto físico como no aspecto mental.

Diversos suplementos auxiliam nas funções neurológicas e cognitivas, a Arbros Pharma & Food possui toda uma linha voltada para a cognição que possui nutrientes como o magnésio e a colina que auxiliam no funcionamento neuromuscular. Outros suplementos que auxiliam na saúde da população da 3ª idade são os suplementos voltados para a saúde dos ossos e articulações. Um dos produtos mais recentes para articulações tem sido o Ácido Hialurônico de uso oral, um ingrediente que até pouco tempo era utilizado apenas para melhorar a firmeza da pele. Outro ingrediente que também é muito conhecido pelas suas funções cosméticas é o colágeno, que também pode auxiliar nas articulações. A junção do cálcio com magnésio, vitamina D3 e vitamina K2 também tem sido um importante suplemento para melhoria da saúde dos ossos.

Um outro fator levantado pela Innova Market Insights em suas pesquisas reside no fato de que o apetite tende a diminuir a medida que o tempo passa, o que faz com que a alimentação na 3ª idade precise ser ajustada para, com menos alimentos, conseguir atingir os objetivos nutricionais para um envelhecimento saudável. Este é mais um fator que ressalta a importância da suplementação para idosos.

Um outro detalhe importante diz respeito as formas farmacêuticas nas quais os suplementos são apresentados. Alguns idosos podem apresentar problemas para engolir grandes cápsulas então é necessário pensar também na forma que este produto será apresentado. A Arbros Pharma & Food possui um departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação que está sempre buscando alternativas de suplementação diferenciadas, seja nas formulações ou em formas farmacêuticas que fujam do padrão e que facilitem a adesão ao tratamento. Opções como comprimidos mastigáveis, géis e pós para mistura em líquidos facilitam a suplementação e demonstram um cuidado maior com este público.

O fato é que o mercado de suplementação ainda está em franca evolução, existem diversos estudos sobre novos nutrientes sendo realizados e a tendência é de que existam cada vez mais e melhores opções de suplementação para esta faixa etária, afinal de contas nos próximos 30 a 40 anos é esperado que a população idosa já seja a maioria no Brasil.

O que se pode tirar de tudo isso é que a suplementação já é um fator preponderante para que os idosos possuam cada vez mais qualidade de vida e a tendência é de que essa importância cresça ainda mais nos próximos anos.

Arbros Pharma & Food

Tel.: (11) 4652-4800

arbrospharma.com.br




Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001