Guia 2021

Cadastre-se
anuncie

O início de um marco, que começa com a
Edição Especial Plant-based.

Vem conferir!

MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

44% dos lançamentos de produtos de panificação possuem claim de “rótulo limpo” ou “livre de”

Consumidores estão mais conscientes e buscando se manter saudáveis, lendo mais os rótulos e dando preferência aos que contenham ingredientes reconhecíveis, de fácil entendimento e naturais, mas não abrem mão de sabor e textura, desafiando a indústria

A tendência que lidera o mercado de panificação para 2021 é Transparency Triumphs, que aparece como top one na lista apresentada no conteúdo de Tendências da Innova Market Insights. Esse movimento já vem sendo impulsionado pelos consumidores e 44% dos lançamentos de produtos de panificação possuem claims de “rótulo limpo” ou “livre de”. Além disso, 7 entre 10 consumidores leem as embalagens dos produtos panificados antes de tomar uma decisão de compra: ingredientes reconhecíveis, de fácil entendimento e naturais lideram a lista de claims mais utilizados pela indústria.


Mas para Ingrid Spengler, Marketing Communication Manager Latam da Corbion, os claims que estão descritos no rótulo de um produto panificado não são apenas uma chamada de marketing para agradar o consumidor que está mais rigoroso com o que leva para dentro de sua casa, mas sim, uma verdadeira conexão de transparência entre indústria e consumidores, uma demonstração de entendimento sobre as necessidades do que aquele consumidor está em busca. “Oferecer um produto clean label é um grande desafio no desenvolvimento de identidade de uma marca. É preciso entender o posicionamento da marca, do produto, rever receitas, conhecer e testar o que há de novo no mercado de ingredientes, o que tem eficiência no processo, fazer testes, para alcançar um produto com rótulo mais limpo, mais reconhecível, mais saudável. Não é apenas incluir algo novo ou retirar algo da receita. É feito todo um estudo, um processo e isso leva tempo, envolve muitos especialistas nesse estudo e quando é conquistada a receita ideal, sem perder atributos sensoriais do produto original, isso precisa ser comunicado ao consumidor, e contar a história detalhadamente seja na embalagem ou nos pontos de contato on line e off line são essenciais para o posicionamento no mercado. Na Corbion trabalhamos lado a lado com nossos clientes, oferecemos além de soluções que colaboram na resolução de suas dores, o apoio de um time altamente capacitado a entender as necessidades e trazer resultados, acompanhando tendências e conectando times no mundo através da nossa eficiência como empresa global”.

É desafiador para a indústria de panificação, pois ao mesmo tempo em que os consumidores exigem maior transparência e claims com apelo clean label, 50% dos consumidores levam em consideração o sabor e a textura no ato da compra, de acordo com o Innova Bakery Report. Ou seja, os produtos precisam ter atrativos que demonstram um movimento de preocupação com o consumidor e com o meio ambiente por parte da indústria, mas sem deixar de lado o momento de indulgência que o consumidor procura.

Sempre analisando as tendências que estão por vir, mas buscando soluções inovadoras à que mantivessem qualidades de aspecto sensorial e de sabor, e ainda pudessem entregar claims clean label à indústria, que a Corbion, líder global em ácido lático e seus derivados, criou a linha Pristine®, à base de ingredientes funcionais e enzimas plant based, que pode ser utilizada para substituir emulsificantes nas receitas, tornando os rótulos mais limpos, mas também é muito eficaz para redução do glúten vital. Uma solução versátil e que oferece ao mercado de panificação uma fácil aplicabilidade, mantendo a estabilidade e a tolerância das massas, além de proporcionar otimização de processos.

“Tornar os rótulos mais transparentes é uma escolha da indústria, mas tem uma grande pressão do consumidor neste processo. Com a linha Pristine®, a Corbion faz uma entrega muito coerente para a indústria de panificação. É uma solução de simples aplicação, não é complicada, o produto oferece mais tolerância ao processo, limpa o rótulo tirando os oxidantes químicos, emulsificantes e condicionadores de massa indesejados, otimiza os processos e ainda vai além: não é apenas um produto para limpar os rótulos, é também um excelente redutor de glúten vital nas receitas”, explica Juliana Faria, gerente de P&D da Corbion.

71% dos brasileiros consideram o frescor um dos atributos mais importantes nos produtos panificados que consomem e 44% dos consumidores já estão dispostos a pagar mais caro por produtos que reduzam o desperdício de alimentos. Ao investir na linha Pristine® é possível manter os produtos frescos por mais tempo e reduzir o desperdício, além disso, a solução também satisfaz as demandas dos consumidores por listas de ingredientes mais simplificadas e mais clean, melhora a qualidade e a consistência da massa ao longo de todo o processo e promove melhor desempenho de fabricação.

“Os consumidores tem evoluído nas suas percepções sobre o que é clean e a nossa contribuição se faz é acompanhando as tendências de mercado e auxiliando a indústria a unir as relevantes informações com o que há de mais inovador em soluções para que os produtos alcancem um patamar sensorial, visual, clean, saudável e sustentável. Atualmente precisamos nos preocupar com muitos fatores, pois não basta um produto de panificação ser clean e saboroso, ele também tem que ser aparentemente incrível, porque os consumidores atuais são assíduos ‘Instagrammers’, então os produtos finais também precisam demonstrar cores, texturas e passar uma mensagem que impacte pelo olhar, despertando o appetit appeal de quem recebe a mensagem. Cada um desses atributos precisa se transformar numa experiência sensorial no momento de indulgência do consumidor: começa na avaliação da embalagem e do produto, depois passa para a inspeção de sabores e texturas, para as brincadeiras e composições de cores que vão render likes nas fotos. Não estamos mais falando apenas de comida, estamos abordando muito mais do que uma refeição, um momento de conexão de bem-estar, degustando algo que faz bem, saciando a fome com prazer, indulgente, só seu”, destaca Ingrid.


Para a produção de produtos fermentados biologicamente, como pães de forma, bisnaguinhas, pães doces, brioches, a utilização do Pristine®550VF e Pristine®2200 são excelentes opções, oferecendo tolerância ao processo e diminuindo a variação da qualidade da farinha e do processo. “Um grande destaque do Pristine®550VF é que ele é à base de acerola, uma fruta nativa brasileira. É a natureza a favor das receitas da indústria: um rótulo mais limpo, receitas mais estáveis e ingredientes naturais”, enfatiza Juliana.

A linha Pristine® ainda conta com o Pristine®Sweet 330, uma solução clean label otimizada para bolos, bolinhos e muffins, e o Pristine®SF, formulado especialmente para não produzir açúcares durante o processo dos pães atendendo o claim sem adição de açúcar, indicados para receitas sugar free. “A linha Pristine® atua em tudo o que dá tolerância ao processo: altura, miolo, resistência, na estabilidade, volume, tamanho dessa massa, na parte sensorial, a questão de comestibilidade, a textura, a maciez e o frescor andam lado a lado, por isso, a linha Pristine® é aplicada em conjunto com a linha UltraFresh®, uma solução enzimática que oferece frescor e maciez, conquistando também extensão de Shelf Life”, ressalta a gerente de P&D da Corbion.

Os dados do mercado de panificação demonstram que a crise da COVID-19 elevou ainda mais a preocupação dos consumidores com os ingredientes que constam nos rótulos dos produtos que consomem, e a tendência é que haja uma evolução desse acompanhamento de mudanças de posicionamento da indústria. 50% dos consumidores já mostram interesse em utilizar QR Code para entender todo o processo produtivo, origem dos ingredientes, processos sustentáveis e garantir maior rastreabilidade farm-to-fork, é o que reforça o Trends Insider Transparency Triumphs 2021, da Innova Market Insights.

Os claims ligados à saúde são os principais da América Latina, e as altas taxas de consumidores que leem os rótulos e são motivados pelos diferenciais na escolha do produto estão deixando para trás as indústrias que não investem em inovação, melhoria e desenvolvimento de novos produtos. “É possível entregar o que o consumidor deseja de forma simples. O time de especialistas da Corbion está sempre pesquisando soluções inovadoras para que a indústria continue criando. Conte conosco para os seus desenvolvimentos”, finaliza Ingrid Spengler.


Tel.: (11) 5509-3099

corbion.com




Downloads:



Envie um artigo



Telefone:

11 3628-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001