Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

TECNOLOGIAS DAXIA PARA REQUEIJÕES

A linha Megamelt foi cuidadosamente desenvolvida para requeijão em copo e produtos em bisnaga, um formato que desperta grande interesse na indústria alimentícia.

Devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, tivemos recentemente alguns anos difíceis para vários segmentos do mercado brasileiro, incluindo o setor lácteo, que enfrentou desafios como o aumento dos custos de produção para os fornecedores rurais e uma diminuição na oferta de leite. No entanto, houve um aumento significativo no consumo de derivados lácteos durante a pandemia, e presente na maioria das casas dos consumidores, está o Requeijão.

Mercado

O requeijão cremoso é um tipo de queijo fundido criado em nosso país, muito apreciado em todas as regiões, com algumas variações tecnológicas e características sensoriais. Vemos nos pontos de venda uma interessante gama de consistências e sabores, mas, basicamente, podemos consolidar as opções dentro dos tipos culinário e cremoso, muito encontrado em copo.

Em levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados, verificou-se que o requeijão tem penetração (percentual de lares compradores da categoria) de 64,5%, dos quais 90% desse consumo está concentrado nas classes A, B e C.

Uma pesquisa realizada para o relatório Queijos Brasil – Mintel - apontou que dentre os consumidores da categoria, a geração baby boomer (1946-1965) foi a que mais mencionou ter consumido requeijão nos três meses anteriores à pesquisa (2021).

Desafios Produtivos

O processo produtivo do requeijão é, de certa forma, de bom domínio da indústria, que vem se preocupando em cativar ainda mais os consumidores, sempre preocupados com a saudabilidade. Os desafios operacionais na produção passam pela padronização e garantia da qualidade da matéria-prima utilizada, além da conservação do produto durante sua vida de prateleira.

O sal fundente, importante e conhecido componente na produção, é usado na fusão da massa coalhada e solubiliza a caseína com formação de um sal homogêneo. Com a função de conferir estabilidade na emulsão e homogeneidade em requeijão e queijos cremosos, a Daxia desenvolveu a linha Megamelt, uma combinação de fosfatos de alta sinergia, baixa dosagem e facilidade de aplicação, que favorece a regulação do pH e promove o desenvolvimento de textura característica de requeijão sem influenciar no sabor final. Além disso, proporciona melhor ponto de fio em requeijões e promove mais brilho. A linha Megamelt foi cuidadosamente desenvolvida para requeijão em copo e produtos em bisnaga, um formato que desperta grande interesse na indústria alimentícia, já que é utilizado na cadeia produtiva de pizzas, tortas e salgados.

Além de especialidades, a Daxia também fornece os conservantes mais utilizados no mercado, incluindo a nisina. Estudos têm demonstrado que a aplicação de nisina pode aumentar a validade dos produtos ou torna-los mais seguros, uma vez que atua contra diversos microrganismos Gram-positivos (como Lactococcus spp, Streptococcus spp, Staphylococcus spp, Listeria spp, Mycobacterium spp), inibindo ainda as células vegetativas ou esporos de Bacillus e Clostridium. A nisina é um conservante microbiano natural, um antibiótico polipeptídico produzido por estreptococos lácticos, com uso permitido em lei.

Para produzir o requeijão cremoso, pode-se utilizar a técnica de acidificação direta para produzir a massa coalhada, que é então misturada com creme, sal e sais fundentes. Geralmente, a massa coalhada não passa por um processo de maturação, o que significa que não há desenvolvimento de sabores e aromas característicos de culturas lácticas. No entanto, no caso do requeijão, é possível produzir a massa através da precipitação ácida, adicionando apenas ácido láctico após o aquecimento do leite, sem a necessidade de coagulantes. Esta técnica resulta em um produto idêntico ao obtido pelo método tradicional, é mais simples e requer menos tempo, o que pode aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção.

O ácido láctico 85%, obtido a partir da fermentação de açúcar de cana, é parte integrante do portfólio e é usado ademais nos casos onde a acidez do leite não é suficiente para que ocorra a precipitação das proteínas. Contribui ainda como antioxidante e realçador de sabor.

Sobre a Daxia

A Daxia é uma empresa que se destaca por promover bons negócios, apresentar especialidades e inovações para seus clientes através da sinergia de ingredientes. Possui um portfólio de produtos que são sinônimo de qualidade, com certificação FSSC 22.000 e conta com uma completa estrutura de vendas e equipe técnica especializada.

Há mais de 25 anos, fornece ingredientes e aditivos para a indústria brasileira e outros países da América Latina, conta com um portfólio de produtos e especialidades que promovem a sinergia necessária para a manufatura de produtos seguros, saborosos e com qualidade.


Daxia

Tel.: (11) 2633-3000

daxia.com.br








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: