Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

PECTINAS, UM INCRÍVEL MUNDO DE SOLUÇÕES


Características, aplicação industrial e novidades antenadas às demandas técnicas do mercado de bebidas e alimentos.

O que é uma pectina?

O termo pectina descreve uma família de polissacarídeos, baseados em carboidratos e unidades de ácido galacturônico, presentes nas células de várias frutas e vegetais, porém apenas alguns tipos destes, também conhecidos como biopolímeros, apresentam aplicação comercial viável e são comumente originados de frutas, como os cítricos, obtidos através de processos de extração.

As pectinas têm propriedades amplamente documentadas, sendo utilizadas em diferentes mercados: farmacêutico (adesivos de colostomia, pomadas, produtos para a pele, cápsulas moles), bebidas (sucos e néctares, bebidas proteicas), alimentos em gerais (geleias, iogurtes,confeitos, recheios , preparado de fruta, geleia de brilho,panificação) e cosmético. Por serem biopolímeros solúveis em água, contém fibras naturais não digeridas no trato digestivo superior, são excelentes formadores de filme, podem encapsular, estabilizam emulsões, sistemas proteicos em meio ácido contendo agentes de fortificação. Mas nem todas as pectinas são iguais e assim não apresentam o mesmo tipo de funcionalidade ou mesmo performance e custo em uso.

Para tal é necessário compreender que há distintos tipos de pectinas, as de alta metoxilação, as de baixa metoxilação: as amidadas e as convencionais. Além disso, cada polímero é desenhado para compor propriedades reológicas, de processo e sensoriais diferentes. Seus mecanismos de ação também diferem, por exemplo, as pectinas de alto metoxilação normalmente formam géis na presença de ácidos (mas também podem variar no tipo, velocidade e textura de gel formado), já as de baixa metoxilação formam géis na presença de íons. Tudo isso confere à pectina um perfil multifuncional, inovador e amplo espectro de aplicação.

FIGURA 1 - CADEIAS LINEARES, PARCIALMENTE ESTERIFICADAS, FORMANDO UMA MOLÉCULA DE PECTINA: ( VEJA NO PDF ABAIXO ).

Um mundo de oportunidades, detalhamento sobre o uso de pectinas em alimentos e bebidas

As pectinas apresentam propriedades fundamentais para assegurar a qualidade, viabilidade de processos e aspectos sensoriais ideais de produtos alimentícios.

FIGURA 2 - UM MUNDO DE APLICAÇÕES, BREVE LISTA DE SEGMENTOS ONDE PECTINA PODE SER USADA : ( VEJA NO PDF ABAIXO ).

Soluções antenadas às realidades econômica e mega tendências do mercado:

Alguns tipos de pectina possuem certificações que permitem etiquetagem limpa e amigável, orgânico, etc. Dentre as propriedades e benefícios aos formuladores e produtores destacamos:

( VEJA NO PDF ABAIXO ).

* Marina Boldrini e Liliane Furlan são, respectivamente, Gerente de Marketing Regional e Gerente de Serviço Técnico Regional.

CP Kelco Brasil S.A.

Tel.: (19) 3404-4600

www.cpkelco.com




Galeria de Imagens:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: