Obtido dos grãos da cevada, este ingrediente natural e saboroso pode ser o diferencial para seu negócio e consumidores!
O público brasileiro consome a categoria dos Achocolatados desde muito jovem. Dados mostram que os principais consumidores são crianças de 4 a 10 anos, porém o produto também tem grande apelo entre jovens e adultos até 25 anos, que o consomem preferencialmente no café-da-manhã.
No total de toneladas consumidas, o Brasil encontra-se em 1º lugar, empatado com Espanha, porém muito à frente de mercados como Estados Unidos.
Ao buscar alternativas de diferenciação para os consumidores deste mercado, o extrato de malte se mostra um excelente aliado, pois realça e destaca o sabor de chocolate destes produtos.
O extrato de malte é um ingrediente naturalmente doce, pois em seu processo de fabricação, o amido dos cereais é convertido em açúcares complexos, que entregam um dulçor suave com personalidade maltada. Contém a maltose como principal açúcar, proteínas hidrolisadas, vitaminas, como tiamina e niacina, e sais minerais, apresentando-se, assim, como uma alternativa mais saudável do que os açúcares tradicionais de mercado.
Este ingrediente é versátil para aplicação, pois é encontrado nas formas de pó e xarope, e de fácil incorporação em formulações.Seu perfil sensorial é muito interessante, pois entrega notas de cereal, maltadas, além de encobrir off notes.
Chocolate e extrato de malte são comprovadamente o match perfeito! Quando se avalia um Achocolatado em um cenário comparativo (com e sem extrato de malte), nota-se claramente que a aplicação de Liomalt, traz inúmeros benefícios sensoriais, como melhora expressiva de mouthfeel, aumento de cremosidade, realce do sabor de chocolate com mais personalidade e notas caramelizadas.
Esta entrega sensorial tão completa, vem da sinergia do extrato de malte com produtos de chocolate; como resultado temos o sabor que remete à “Casa da Vó” e ao “Gostinho de Infância”
Na Liotécnica, a produção do extrato de malte é realizada em uma instalação completamente automatizada e controlada, com certificação FSSC 22000, sem a utilização de quaisquer aditivos, o que o torna o ingrediente ideal para ser utilizado em produtos clean label.
*Natalia Ribeiro Vieira, Analista de Aplicação na Liotécnica.
Liotécnica Tecnologia em Alimentos Ltda.
Tel.: (11) 4785-2300
liotecnica.com.br