Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Corantes naturais para bebidas

Corantes artificiais estão deixando de ser um diferencial positivo na decisão do consumidor de bebidas.



As cores vibrantes e intensas proporcionadas pelos corantes artificiais estão deixando de ser um diferencial positivo na decisão do consumidor de bebidas. Na medida em que especialistas passaram a defender a substituição dos corantes artificiais usados em produtos alimentícios, a Corantec Corantes Naturais, percebendo esta tendência, começou a investir em pesquisas para garantir fornecimento constante e a desenvolver novas formulações mais estáveis, mais brilhantes e com melhor preço.

Há mais de 35 anos no mercado de alimentos e bebidas, a Corantec Corantes Naturais possui know-how para obter todas as tonalidades possíveis através de fontes da natureza. Como exemplos, o carmim de cochonilha é uma excelente opção para bebidas lácteas sabor morango e, quando misturado ao corante clorofila, pode fornecer a cor natural da uva. Já a beterraba vem sendo aproveitada para realçar a cor das frutas vermelhas em formulações de suplementos líquidos. Através de formulações compostas por urucum e cúrcuma, a Corantec Corantes Naturais fornece uma grande variedade de tonalidades para sabores como maracujá, abacaxi, limão, pera, mamão, manga, laranja, etc. Muito utilizado em bebidas carbonatadas sabor cola e guaraná, o corante caramelo também pode participar na composição da tonalidade da goiaba em refrescos em pó.

Urucum, cúrcuma, beterraba, carmim de cochonilha, caramelo, clorofila e suas misturas são os corantes naturais mais utilizados no segmento de bebidas, que está constantemente lançando novos sabores para seus produtos. Para isso, a Corantec Corantes Naturais concentra seus esforços no desenvolvimento de fórmulas resistentes aos vários fatores que degradam todos os tipos de corantes e que, em geral, atuam em conjunto. Os fatores a considerar são:

Luz: A luz é capaz de influenciar todo o tipo de alteração química no corante. Deve-se considerar que todos os corantes são susceptíveis a reações fotoquímicas em maior ou menor grau, dependendo da cor. Os raios ultravioleta são mais destrutivos e os raios infravermelhos causam pequena descoloração que pode ser acelerada pelo aumento da temperatura.

Ácidos e álcalis: A tonalidade dos corantes modifica-se consideravelmente devido à ação de ácidos e álcalis, recordando-se que todos os corantes são indicadores. A descoloração por ácidos e álcalis é sempre influenciada por outras substâncias presentes. A ação mais destrutiva ocorre quando existe a presença de metais e especialmente a temperaturas elevadas.

Óxido-redução: O agente oxidante se reduz ao receber elétrons do corante, que simultaneamente sofre oxidação ao doar estes elétrons, tornando-se um composto incolor. Todos os corantes podem ser facilmente oxidados, entretanto, redução é mais comum nos corantes do que a oxidação. O mais frequentemente observado é a ação de um metal que reage com um ácido, liberando hidrogênio o qual tem propriedades de reduzir o corante. Em geral, pode-se dizer que os corantes são pouco resistentes aos agentes redutores.

Temperatura: Alguns corantes são parcial ou totalmente degradados durante o processo de fabricação que envolve aquecimento, dependendo do tempo de exposição ao calor.

Metais: A ação dos metais sobre o corante, na maioria dos casos está relacionada a uma redução. Os metais mais comumente encontrados nos corantes em solução são zinco, ferro e alumínio, os quais são capazes de atuar como agentes redutores.

Microrganismos: Geralmente os corantes são afetados por microrganismos como leveduras, fungos e bactérias, os quais podem causar parcial ou total descoloração por uma ação redutora.

Contando com laboratórios de aplicação, de pesquisa e desenvolvimento, a Corantec Corantes Naturais disponibiliza seus especialistas para o desenvolvimento de formulações específicas que satisfaçam plenamente a necessidade de cada cliente, elevando a relação cliente-fornecedor a uma verdadeira parceria próspera e duradoura.


Corantec Corantes Naturais Ltda.

Tel.: (11) 3224-0078

corantec.com.br




Galeria de Imagens:



Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001