Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Redução de açúcares e extratos de chás como aliados para a saúde e bem-estar

A escolha do público por alimentos e bebidas sem substâncias artificiais como conservantes, corantes e aromas é cada vez mais alta em todo mundo. Nesse sentido, muitos fabricantes vêm procurando alternativas mais atrativas para o consumidor, oferecendo substâncias naturais e com diversos benefícios associados. Apesar de ser um desafio combinar e agradar as características sensoriais, saúde e bem-estar dentro de uma formulação, existem ingredientes naturais eficazes que são ótimas opções para essa finalidade.

Nesse sentido, os extratos de chás e cafés da Finlays são uma excelente oportunidade para Indústria de bebidas que visam buscar qualidade sensorial e saúde em um único produto. Esses extratos são 100% puros, obtidos por processos sustentáveis e não nocivos, não utilizam conservantes ou agrotóxicos, e são capazes de conferir cor, aroma e sabor de forma natural.

Os extratos de chás da Finlays possuem os mais altos teores de cafeínas e polifenóis do mercado, que são responsáveis por diversos benefícios ao corpo humano. Como exemplo, podemos citar que o consumo regular do chá verde (Camellia sinesis), segundo pesquisas, é associado a diversos benefícios para a saúde humana, tais como: melhoria das funções cerebrais, combate de infecções, redução do risco de doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e até melhorias no humor.

Sabendo que é cada vez mais comum que o consumidor busque produtos que são mais saudáveis e, de fato, têm ação sobre nosso organismo, uma outra tendência global é a redução de açúcares nos produtos. Uma alternativa para esta redução, de modo a não alterar a percepção sensorial das bebidas, é a utilização de fibras solúveis.

Os açúcares possuem duas funções principais em uma formulação: conferir dulçor ao produto, bem como aumentar o corpo/textura. Para reduzi-los ou retirá-los completamente, é preciso substituir essas duas propriedades por outras moléculas, que podem ser divididas em agentes de dulçor e agentes de corpo.

Os agentes de dulçor são compostos pelos edulcorantes de alta intensidade, ou seja, possuem alto poder adoçante com baixas dosagens dentro das formulações. Como exemplos, podemos citar a stévia (natural) e a sucralose (não naturais).

Já os agentes de corpo são compostos pelos edulcorantes de baixa intensidade e pelas fibras solúveis.Com poder de dulçor igual ou um pouco mais baixo que o da sacarose (açúcar de mesa), os edulcorantes de baixa intensidade atuam conferindo corpo em produtos reduzidos. Os polióis como xilitol, maltitol e eritritol são bons exemplos de moléculas que são encontradas naturalmente em diversas frutas e vegetais e que crescem cada vez mais nas indústrias.

As fibras solúveis, além de fornecerem corpo ao produto, possuem outras ações benéficas ao corpo humano, como ação prebiótica, redução na absorção de gordura, controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue e aumento da sensação de saciedade nas refeições. Tendo afinidade com a água, têm elevada aplicação em todo o mercado de bebidas. Alguns representantes desse grupo são: polidextrose, inulina, fruto-oligossacarídeos (FOS) e as fibras de milho.

Pessoas posando para foto com urso de pelúcia Descrição gerada automaticamente com confiança médiaSabendo que o as fibras solúveis são fundamentais na dieta devido aos diversos benefícios associados, cada vez mais o consumidor procura produtos com enriquecimento de fibras em sua composição. Nessa perspectiva, a fibra solúvel PROMITOR® se dá como uma solução que une dois benefícios muito procurados pela população em geral.

Fabricada pela Tale&Lyle, a fibra solúvel de milho PROMITOR® é uma fibra prebiótica solúvel e derivada do milho – sendo a única fibra no Brasil que possui dois “claims” aprovados pela Anvisa: absorção e retenção de cálcio, assim como auxilia na saúde intestinal.

A fibra solúvel PROMITOR® possui diversos benefícios à saúde, pois ela é resistente à digestão no intestino grosso, sendo fermentada pela microbiota no trato gastrointestinal. Dentre os benefícios, temos o auxílio à tolerância digestiva; propriedades prebióticas; controle de peso através da baixa quantidade de calorias fornecida por grama de fibra (1,2kcal/g); benefícios imunológicos através da proteção contra colonização e proliferação de patógenos, respostas favoráveis de glicose sanguínea e insulina após a refeição devido ao seu baixo índice glicêmico; além de benefícios para a saúde óssea, através do aumento da absorção e retenção de cálcio.

Devido aos diversos benefícios, a fibra solúvel PROMITOR® obteve dois “claims”, sendo uma das únicas moléculas do nosso mercado que pode ser associada com algum benefício direto à saúde.

A Anvisa aprovou as seguintes alegações:

1. “O amido de milho resistente contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma dieta balanceada e a um estilo de vida saudável.”

2. “O amido de milho resistente auxilia na absorção de cálcio dos alimentos e na sua retenção nos ossos. Seu consumo deve estar associado a uma dieta balanceada e a um estilo de vida saudável.”

Em suma, sabemos que os consumidores ditam as regras do mercado. Prezando por uma maior qualidade de vida e produtos de fato funcionais, os extratos de chá da Finlays e a fibra solúvel PROMITOR® são ótimas oportunidades para os produtores se adequarem ao mercado e seguirem as necessidades dos consumidores.

Tovani Benzaquen Comércio, Importação, Exportação e Representações Ltda.

Tel.: (11) 2974-7474

tovani.com.br








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001