Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Peptídeos de colágeno Peptan® na nutrição esportiva

O mercado de nutrição esportiva cresceu significativamente nos últimos anos, movido por fortes tendências ligadas à saúde, bem-estar e aumento da consciência de que a nutrição e suplementação adequadas podem entregar benefícios à performance e recuperação muscular após o exercício. Além disso, a pesquisa publicada pelo IBGE em 2018(1) aponta para o envelhecimento da população brasileira, onde o número de idosos tende a crescer no Brasil nas próximas décadas. A prevenção de doenças nessa população acima de 60 anos tem forte relação com nutrição e prática de exercícios na idade adulta.

A Nutrição esportiva tem como objetivo uma população cada vez mais ampla. Se antes, os consumidores alvo eram os atletas de elite e esportistas de alta perfomance, hoje abrange uma gama ampla de consumidores, tais como, os adeptos de um estilo de vida saudável, mulheres da geração millenial, consumidores mais idosos, consumidores casuais, compradores holísticos, gerando um mercado potencialmente maior para a área de nutrição esportiva. A pandemia afetou esse mercadoem 2020 em função do fechamento das academias e das lojas físicas. No entanto, há uma previsão positiva em meio à pandemia, uma vez que existe a tendência de rápido crescimento para a prática fitness online e uma megatendência de bem-estar(2), gerando uma expectativa de crescimento orgânico global de 9,7% neste segmento, entre 2020 e 2025.

Para o “novo normal” pós pandemia, além da megatendência de bem- estar, espera-se maior pró-atividade em relação às medidas preventivas para os cuidados com saúde (por exemplo, consumo de suplementos e exercícios) e também os novos hábitos em torno do estilo de vida ativo devem ser dura- douros(2,3). Todos esses fatores serão suportados pelo intenso crescimento das plataformas de treinamento on- line, bem como por uma boa estratégia para vendas dos suplementos de forma online.

Neste cenário, os peptídeos de colágeno Peptan® são perfeitos alia- dos para atender às demandas do mercado de nutrição esportiva, seja pelos benefícios que proporcionam na recuperação após o exercício, seja pela facilidade de uso e aplicação, em um mercado no qual o uso de colágeno já representou 6,5% de todos os produtos lançados em nutrição esportiva de 2015-2020(1) e que agora, em época

de pandemia, tem forte potencial para uso em formulações com ingredientes para imunidade, como vitamina C, D, E, probióticos e zinco.

Este texto abordará benefícios do consumo de peptídeos de colágeno Peptan® à saúde músculo esquelética.

RAZÕES PARA A SUPLEMENTAÇÃO PROTEICA PARA PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Para a assegurar a mobilidade em qualquer idade é preciso a manutenção e recuperação dos músculos, ossos fortes e saudáveis, cartilagens, tendões e ligamentos íntegros.

Para todos os requisitos acima é necessário o consumo adequado de proteínas, o que para adultos jovens deve ser de 1,0g de proteína/kg de massa (peso) corporal por dia. Para praticantes de atividades física inten- sas, esse consumo deve ser aumentado para 1,5-2,0g de proteína/kg de massa (peso) corporal por dia, conforme re- comendado pelos especialistas da ISSN (International Society for Sports Nutri- tion)(4). Isso significa que um esportista com massa (peso) de 70 kg deve con- sumir entre 105g a 140g de proteínas por dia. Muitas vezes, os indivíduos não conseguem obter as proteínas necessá- rias nas quantidades indicadas acima somente com a alimentação. Nestes casos, a suplementação com proteínas na dieta se faz necessária.

Os peptídeos de colágeno são uma destas fontes de proteínas e a de primeira escolha para cuidar do sistema músculo esquelético, pois há estudos científicos que evidenciam os benefícios de seu consumo para a recuperação muscular, saúde de ossos e articulações.

Os peptídeos de colágeno Peptan® são obtidos da hidrólise enzimática da gelatina extraída da pele de animais, onde há a quebra das cadeias proteicas, levando a um produto com tamanho de molécula menor e, portanto, mais facil- mente digerido, absorvido e aproveitado pelo organismo. Por ser extraído da pele de animais, esses peptídeos são tipo 1.

BIODISPONIBILIDADE DOS PEPTÍDEOS DE COLÁGENO PEPTAN®

Peptan® é biodisponível, após ser ingerido, passa pelo processo digestivo e é absorvido no intestino delgado, chegando à corrente sanguínea na forma de di- e tri-peptídeos, contendo o aminoácidos hidroxiprolina, conforme comprovado em estudo científico recentemente publicado(5). Esses peptídeos chegam aos tecidos alvo através da corrente sanguínea e exercem os benefícios à saúde dos ossos, articulações e fáscia dos músculos, demonstrados por estudos científicos realizados com o produto, que serão discutidos a seguir.

RECUPERAÇÃO MUSCULAR APÓS EXERCÍCIOS, RESISTÊNCIA, GANHO DE MASSA MAGRA

Recuperação é um dos principais segmentos da Nutrição Esportiva ao

lado dos exercícios para resistência (endurance) e dos treinos para ganho de massa muscular e força.

O colágeno é a proteína mais abundante da fina camada de matriz extracelular muscular (fáscia), a qual envolve e agrupa as fibras musculares para formar um músculo. As células musculares individuais (miofibrilas) produzem o movimento real e a matriz extracelular muscular é crucial para a transmissão de força por toda a fibra muscular durante a contração e por fornecer estrutura.

A suplementação com peptídeos de colágeno é importante para manter a estrutura da matriz extracelular que protege as células musculares e para ajudar em sua recuperação após o exercício físico, o que possibilita a prática de forma contínua. Estudo duplo cego, placebo controlado e randomizado de- monstrou que o consumo de 20g por dia de Peptan®, dividido em duas porções, ajudou a acelerar a recuperação do músculo após danos causados por exercícios intensos, além de reduzir a dor após estes exercícios(6), ajudando para que a prática de exercícios seja contínua e contribuindo para a aderência ao plano. Os esportes de resistência e a construção muscular são outras categorias importantes na nutrição esportiva e que podem ocasionar danos musculares. Portanto, sempre há uma necessidade de recuperação do músculo para a retomada destas atividades. Essa relação faz dos peptídeos de colágeno Peptan® o complemento perfeito para formulações direcionadas às categorias de construção muscular e esportes de resistência.

OSSOS FORTES E SAUDÁVEIS

Diversos estudos associam a suplementação com peptídeos de colágeno para fins de saúde óssea. Os ossos são formados por uma parte inorgânica composta em sua maioria pelo cálcio e por uma parte orgânica, composta em 90% por colágeno. Daí a importância deste nutriente para os ossos.

Há redução da produção de colágeno em nosso organismo durante o envelhecimento, portanto, a suplementação com essa proteína na dieta, ajuda na manutenção da densidade mineral óssea e da força dos ossos(7), além de estimular as células produtoras da matriz óssea(8), conforme evidenciado em estudos realizados com os peptídeos de colágeno Peptan®.

CARTILAGEM ÍNTEGRA

A osteoartrite é uma doença que acomete as articulações, afeta a área da cartilagem e gera inflamação da membrana sinovial. Essa condição leva a muita dor, rigidez, podendo chegar ao bloqueio total do movimento, o que compromete a mobilidade, a inde- pendência e a aderência à prática de exercícios.

APLICAÇÕES

Os peptídeos de colágeno Peptan® são facilmente integrados na alimen- tação diária, podendo ser dissolvido em água, sucos, iogurtes e sopas. Têm excelente solubilidade, odor e sabor neutros. Permitem vários tipos de aplicações para o segmento de nutrição esportiva, tais como: bebidas de colá- geno em pó, misturas proteicas em pó, bebidas prontas para o consumo, barras proteicas e géis.

Benefícios para bebidas de colágeno em pó e misturas proteicas em pó: os peptídeos de colágeno conferem odor e sabor neutro, alta solubilidade e trans- parência superior, quando comparados com outras proteínas.

CADEIA DE PRODUÇÃO E SUPRIMENTOS DE PEPTAN®

A Rousselot, produz os peptídeos de colágeno Peptan® em suas plantas localizadas no Brasil e os distribui no país, América Latina e para diversos países do mundo.








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001