Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

A indústria da longevidade

Nas últimas décadas, o envelhecimento humano vem ganhando visibilidade em uma sociedade onde o aumento da expectativa de vida tem se destacado, tendo em que vista que nos últimos 30 anos o percentual da população idosa teve um grande aumento, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Nesse novo cenário, onde a nutrição ganhou papel de destaque tanto na promoção da qualidade de vida quanto na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, os bons hábitos alimentares se tornam o principal pilar para um envelhecimento ativo e bem-sucedido, promovendo não apenas o retardo do envelhecimento, mas também um envelhecimento saudável, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “o processo de desenvolver e manter a capacidade funcional que permite o bem-estar na velhice”. Habilidade funcional é ter as capacidades que permitem que todas as pessoas sejam e façam o que têm razão para valorizar. Isso inclui a capacidade de uma pessoa para atender as suas necessidades básicas; aprender, crescer e tomar decisões; ter mobilidade; construir e manter relacionamentos; e contribuir para a sociedade.

Devido aos avanços da medicina moderna e um grande foco na saúde e bem-estar, as populações globais deverão envelhecer significativamente ao longo do próximo meio século, dando um novo significado ao conceito de envelhecimento saudável, um mercado global estimado em US$ 52,5 bilhões no ano de 2020 e projetado para atingir US$ 83,2 bilhões até 2027, crescendo a um CAGR de 6,8% nesse período.

Os consumidores estão cada vez mais buscando uma abordagem holística para o envelhecimento saudável, incluindo não apenas mudanças relacionadas à saúde física, mas também se concentrando no equilíbrio dos aspectos físico, mental e emocional. Diante disso, a nutrição que apoia o bem-estar físico e emocional está prosperando e pode atender as necessidades de diferentes gerações.

Saúde das articulações, saúde cognitiva, saúde imunológica e saúde óssea são algumas das alegações de saúde ativa de crescimento mais rápido para o lançamento global de alimentos e bebidas nos últimos anos, à medida que a relação entre nutrientes específicos e benefícios para a saúde são cada vez mais comprovadas.

A saúde mental é outra área de crescente interesse em termos de envelhecimento saudável, com três tendências se destacando: combinação sinérgica de produtos, biodisponibilidade dos ingredientes e bioeficiência.

As alegações de envelhecimento saudável vem crescendo em produtos alimentícios e bebidas, com foco tanto na população idosa, quanto nos grupos demográficos mais jovens já engajados com os cuidados preventivos. De acordo com uma pesquisa da Innova Market Insights, consumidores com idades entre 26 e 35 anos preferem suplementos na forma de produtos alimentícios e bebidas, projeção que apresenta ligeira queda entre os consumidores com idades entre 36 e 45.

A pesquisa também mostra que para a categoria dos 40+ pensar em se manter em forma é uma prioridade, que pode significar mais foco na pele e na saúde digestiva, bem como na imunidade geral. Para o grupo de mais de 60 anos, os desafios se concentram em permanecer independente, o que significa ênfase na saúde mental e do coração, juntamente com mobilidade. Para aqueles na categoria 80+, manter-se bem, evitar doenças e enfermidades são prioridades significativamente mais altas (disfagia, desnutrição e sarcopenia).

Disponibilizar produtos funcionais em diferentes linhas e para diferentes faixas etárias que proporcionem benefícios de saúde específicos é uma das grandes tendências do mercado. E, sem dúvida, o envelhecimento saudável é uma plataforma de crescimento rápido em que os fabricantes de alimentos podem posicionar os seus novos produtos. Contudo, essa é uma área considerada complexa e, muitas vezes, altamente fragmentada, que concentra uma variedade de ingredientes e benefícios.

Os produtos dirigidos ao mercado de envelhecimento saudável podem ser desenvolvidos em diferentes áreas e oferecem inúmeras oportunidades não apenas para o crescimento desse mercado, mas também e, principalmente, para a promoção de um envelhecimento saudável com qualidade de vida.

Um dos principais focos ao produzir alimentos ou bebidas destinados a esse mercado, é a seleção inicial de ingredientes, os quais devem ser ajustados levando-se em consideração possíveis interações químicas entre nutrientes, além de questões relacionadas com a aceitação do produto final, incluindo estabilidade, sabor, textura e durabilidade.

Também é importante lembrar que o envelhecimento está associado a algumas alterações fisiológicas, incluindo perda de paladar. Assim, a incorporação de intensificadores de sabor e considerações textuais deve ser cuidadosamente projetada no desenvolvimento de pré-misturas para estes produtos.

Outro item relevante é o sabor. É especialmente importante ficar atento a intensidade do sabor, mascarando qualquer nota dissonante, bem como a adição de corantes. Os produtos podem ser aromatizado com ervas, especiarias e vários outros ingredientes, que podem ser incluídos em uma pré-mistura ou no produto final para melhorar a cor ou a textura, o que auxilia também para aumentar a atratividade do produto.

Apoiar os consumidores para otimizar os seus anos saudáveis é uma área onde a indústria de alimentos e de ingredientes pode desempenhar papel fundamental, preenchendo as lacunas nutricionais através do desenvolvimento de alimentos e bebidas que ofereçam benefícios à saúde e suporte para um envelhecimento saudável.

Mas para isso, é preciso entender o efeito do envelhecimento sobre os hábitos alimentares de diferentes gerações e preferências ajuda as empresas alimentícias a desenvolverem projetos de longo prazo em termos de desenvolvimento de produtos, posicionamento e inovação.

Independente do termo que seja usado para definir envelhecimento saudável, a busca proativa de soluções que promovam viver com mais saúde e melhorar a qualidade de vida abriu caminho para o desenvolvimento de produtos e suplementos seguros, eficazes e de ação rápida, criando soluções mais preventivas e inovadoras para a promoção de um envelhecimento saudável.




Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001