Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

O crescente mercado dos suplementos alimentares

Impulsionado pela busca por um estilo de vida mais saudável, que garanta bem-estar físico e mental, o mercado de suplementos alimentares é um dos que mais cresceram mundialmente nos anos, sendo avaliado em US$ 151,9 bilhões em 2021 e com projeção de expansão a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,9% de 2022 a 2030.

Hoje, os suplementos não são recomendados somente para quem procura rendimento de alto nível; a nutrição diária também pode ser melhorada com os benefícios da suplementação direcionadas à qualidade de vida e bem-estar, levando-se em consideração a riqueza de seus nutrientes.

Uma dieta equilibrada é composta pelo consumo de macronutrientes e micronutrientes encontrados nos alimentos, e que são os responsáveis por nutrir e garantir o bom funcionamento de todo o organismo.

No grupo dos macronutrientes estão os carboidratos, incluindo pão, arroz, macarrão e doces; as proteínas, como carne, frango, peixe, leite e derivados do leite; e os lipídios, encontrados em óleos e castanhas. Os micronutrientes são compostos por vitaminas e minerais, que embora seja necessário ingerir quantidades inferiores aos macros, também são importantes para exercer as ações fundamentais do metabolismo do ser humano.

Quando existe a deficiência desses nutrientes, sejam eles micros ou macros, é necessário realizar a suplementação alimentar, a qual é feita através dos suplementos alimentares, que são definidos como fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico destinados a complementar uma dieta normal.

O conceito de suplemento alimentar começou a ser desenvolvido há cerca de 100 anos, quando o bioquímico britânico Gowland Hopkins descreveu fatores alimentares acessórios como necessários ao crescimento e que deveriam ser adicionados ao que era considerado vital para se evitar algumas doenças.

Destinam-se a fornecer benefícios à saúde, como prevenção de doenças, melhoria da saúde mental e geral, melhoria do desempenho atlético e compensação de deficiências alimentares.

Entre as razões para o uso de suplementos incluem-se: melhorar a imunidade, compensar uma dieta inadequada, atender demandas anormais de treinamento intenso ou competição frequente, e melhorar o desempenho cognitivo.

Os suplementos alimentares são produtos que se destinam a complementar a dieta de indivíduos saudáveis em casos onde sua ingestão a partir da alimentação seja insuficiente, ou quando a dieta requerer suplementação. Constituem-se como fontes concentradas de determinados nutrientes e/ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico, em sua forma simples ou combinados. Não devem ser considerados como medicamentos, nem alimentos convencionais; destinam-se a complementar os alimentos no fornecimento de nutrientes adicionais e melhorar o bem-estar geral. Também não se destinam a substituir alimentos ou servir como remédio para curar doenças crônicas.

Uma ampla gama de nutrientes e outros ingredientes podem estar presentes em suplementos alimentares, incluindo, mas não se limitado a, vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos essenciais, fibras e várias plantas e extratos de ervas, os quais estão disponíveis em várias formas, como cápsulas em comprimidos, cápsulas moles, géis moles, líquidos e pós.

A ideia por trás dos suplementos alimentares, também chamados de suplementos dietéticos ou nutricionais, é fornecer nutrientes que podem não ser consumidos em quantidades suficientes. No entanto, apenas uma certa quantidade de cada nutriente é necessária para que o organismo funcione, e quantidades maiores não são necessariamente melhores. Em altas doses, algumas substâncias podem ter efeitos adversos e se tornar prejudiciais.

O mercado de suplementos alimentares tornou-se altamente atraente devido à crescente conscientização sobre a saúde e afluência entre os consumidores. Entre os muitos tipos disponibilizados, alguns se destacam pelos benefícios que proporcionam.

O suplemento vitamínico, por exemplo, é importante para o tratamento de alguns problemas de saúde, mas há menos evidências de benefício quando usado em pessoas saudáveis.

A vitamina é um composto orgânico exigido pelo organismo como um nutriente vital em quantidades limitadas. Um composto químico orgânico (ou conjunto relacionado de compostos) é chamado de vitamina quando não pode ser sintetizado em quantidades suficientes por um organismo e deve ser obtido da dieta.

As vitaminas são classificadas como solúveis em gordura ou solúveis em água. As lipossolúveis (vitaminas que podem se misturar com a gordura, mas geralmente não com a água) são as vitaminas A, D, E e K; as vitaminas hidrossolúveis (podem ser dissolvidas/misturadas em água) são a vitamina C e as vitaminas do complexo B (com base em sua distribuição de fonte comum e relações funcionais comuns).

Existem 13 vitaminas para manter a saúde - A, C, D, E, K e as oito vitaminas do complexo B. Cada uma possui funções específicas no organismo: a vitamina C ajuda a manter as células saudáveis, a vitamina A é boa para a visão e a pele saudável, a vitamina D ajuda a regular o cálcio e é essencial para ossos e dentes fortes, e a vitamina E é necessária para manter a estrutura celular. Com algumas exceções (niacina e vitamina D), o organismo não pode produzir essas substâncias, o que significa que precisa obtê-las de outras fontes, como alimentos.

Os aminoácidos e as proteínas são importantes compostos orgânicos constituídos por grupos funcionais amina (-NH2) e ácido carboxílico (-COOH), juntamente com uma cadeia lateral específica para cada aminoácido. Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio são os principais elementos dos aminoácidos, embora outros elementos sejam encontrados nas cadeias laterais de certos aminoácidos.

Os aminoácidos podem ser divididos em três categorias: aminoácidos essenciais, aminoácidos não essenciais e aminoácidos condicionais. O corpo humano não pode sintetizar aminoácidos essenciais e deve ser fornecido pela alimentação. Aminoácidos não essenciais são produzidos pelo corpo a partir de aminoácidos essenciais ou na quebra normal de proteínas. Aminoácidos condicionais não são essenciais, além de condições como doenças, estresse ou para alguém desafiado com uma condição médica vitalícia.

Os ácidos graxos essenciais também são muito importantes para o crescimento bom e saudável do corpo humano. São os elementos importantes que os humanos e outros animais devem ingerir, pois o organismo os necessita para uma boa saúde, mas não pode sintetizá-los. Ácido graxo essencial é definido como ácidos graxos necessários para processos biológicos, mas não inclui as gorduras que atuam apenas como combustível.

Os suplementos para musculação são suplementos alimentares comumente usados por pessoas envolvidas em musculação e atletismo. Podem ser usados para substituir as refeições, aumentar o ganho de peso, melhorar a perda de peso ou melhorar o desempenho atlético. Glutamina, ácidos graxos essenciais, produtos substitutos de refeição, creatina, produtos para perda de peso e reforços de testosterona são usados principalmente em todos. Os suplementos são comercializados como preparações de ingrediente único ou na forma de stacks, misturas proprietárias de vários suplementos comercializados como oferecendo vantagens sinérgicas.

Os suplementos de ômega 3 trazem benefícios para pessoas saudáveis e também para pessoas com doenças cardíacas. Os ácidos graxos ômega 3 são nutrientes essenciais, importantes na prevenção e controle de doenças cardíacas, podendo ajudar no controle da pressão arterial; redução dos triglicerídeos; retardamento do desenvolvimento de placas nas artérias; redução na chance de ritmo cardíaco anormal; redução da probabilidade de ataque cardíaco e derrame; e diminuição da chance de morte súbita cardíaca em pessoas com doença cardíaca.

Os suplementos de fibra são o subgrupo de fibra dietética funcional, definida pelo Institute of Medicine (IOM) como carboidratos isolados, não digeríveis, que são efeitos fisiológicos benéficos em humanos.

Estes suplementos estão disponíveis na forma de pós, comprimidos e cápsulas. Ajudam na redução do colesterol no sangue, aliviando a síndrome do intestino irritável, reduzindo o risco de câncer de cólon e aumentando a sensação de saciedade.

Os suplementos minerais são amplamente difundidos devido a seus benefícios à saúde. Os minerais suportam uma ampla variedade de funções no corpo humano, sendo especialmente úteis quando se está em uma dieta com restrição calórica. Ativam enzimas para a produção de energia através da glicólise e melhoram o sistema imunológico. Os eletrólitos disponíveis nos minerais afetam a concentração muscular e o ferro é importante para a formação da hemoglobina.

Os suplementos de alto teor calórico são benéficos ao lidar com algumas condições de saúde. Proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis adicionam nutrientes e calorias para evitar a perda de peso durante a recuperação médica. Consumidores exigentes, crianças em rápido crescimento ou atletas extremos também podem se beneficiar de suplementos de alto teor calórico.

Na ausência de qualquer uma dessas condições, no entanto, consumir esse tipo de suplemento alimentar pode apenas adicionar calorias estranhas à sua dieta, resultando no acúmulo de excesso de gordura corporal.

O consumo de suplementos tem-se mostrado um mercado promissor e em expansão. Antes tido como alimento para atletas, hoje é consumido pela população geral, praticante ou não de atividade física, que busca nos suplementos resultados para melhorar a sua saúde.








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001