A indústria de aditivos e ingredientes alimentícios é uma dos segmentos mercadológicos mais importantes do Brasil. Em entrevista exclusiva à revista Aditivos & Ingredientes, Hélvio Colino, presidente da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM), fala sobre o desempenho do setor em 2018 e sobre as expectativas para o ano que se inicia.
A ABIAM foi fundada em 1979, com a missão de promover e defender os interesses dos seus associados, além de promover o desenvolvimento tecnológico do setor. Passados já 40 anos de sua fundação, quais são os objetivos da ABIAM hoje?
A consolidação da profissionalização da entidade, a ampliação de nossa representatividade setorial e a continuidade da defesa e incremento do setor sempre preservando 100% os nossos consumidores seguem sendo nossos maiores objetivos. Desta forma, cada vez mais profissionalizada, racional e performante, vamos seguir lutando principalmente com relação a ruptura de barreiras apenas burocráticas e de simples tributação oneração, objetivando cada vez mais que nossas empresas e profissionais contem com condições racionais e plenamente isonômicas com o resto do mundo para continuar o seu desenvolvimento.
Qual o desempenho do setor de aditivos e ingredientes alimentícios no ano de 2018? Qual o setor que mais se destacou?
Mesmo diante de uma economia ainda bastante complicada, o setor seguiu crescendo, apresentando em 2018 novamente resultados um pouco acima do PIB, destacando-se principalmente os subsetores ligados a exportação e aos nutracêuticos e funcionais como destaques.
Como tem sido a evolução desse setor nos últimos anos?
De maneira geral, o comportamento do setor nos três últimos anos vem sendo de moderado crescimento, e isso porque, obviamente, também somos dependentes da economia e ela não nos vinha favorecendo. Não obstante, alguns subsetores, como os acima já mencionados, cresceram relativamente bem acima do todo, porém como estes ainda não são os mais representativos, estes resultados não foram suficientes para alavancar preponderantemente o todo; de toda forma, ao menos, auxiliaram para não existir quedas.
Quais são as expectativas de crescimento para o ano de 2019?
Estamos confiantes e acho que vamos caminhar para obter, ao menos, 3% de crescimento, retomando, assim, um resultado mais satisfatório.
Na sua opinião, qual o setor que apresenta maior potencial de crescimento? Por que?
Para nós, tudo que estiver ligado a chamada alimentação saudável, funcional, segura e nutritiva seguirá evoluindo positivamente e bem acima da média do setor, porém, desde já, colocamos que isso somente pode ocorrer desde que a indústria, consumidor, legislações, etc. estejam alinhados com responsabilidades, plena segurança, conscientização, comprovações verdadeiramente cientificas e resultados palpáveis, caso contrário, corremos o risco de tudo não passar de mais uma bolha, criando apenas desconfiança no consumidor final.
Como a ABIAM tem contribuído e como pode ainda contribuir para fortalecer e ampliar a indústria de aditivos e ingredientes alimentício?
Ao longo dos 40 anos, a ABIAM luta principalmente para que no Brasil tenhamos cada vez mais um setor profissional plenamente responsável, transparente e que preserve em 100% nossos consumidores. Desta forma, estou seguro que contribuímos para o adequado desenvolvimento do mesmo ao longo de toda nossa existência.
Hoje, qual a importância do mercado brasileiro no cenário mundial de aditivos e ingredientes alimentícios?
Não obstante a todos os problemas por aqui enfrentados, estamos seguros que o Brasil tem hoje um setor bem alinhado com o que o mundo oferece de melhor e mais atual, onde, seguramente a ABIAM também ajudou a construir desta forma, como predomina para muitos outros setores, nosso consumo per capta ainda está abaixo da média mundial e por isto podemos vislumbrar boas possibilidades de crescimento.
Qual a importância da indústria de aditivos e ingredientes no cenário econômico brasileiro?
Uma das importâncias de nossa indústria reside no fato de ser um dos moto propulsores do desenvolvimento tecnológico da produção de alimentos no país, que seguramente é uma das mais importantes, se não a mais importante indústria do país.
Frases
"Uma das importâncias de nossa indústria reside no fato de ser um dos moto propulsores do desenvolvimento tecnológico da produção de alimentos no país".
"Mesmo diante de uma economia ainda bastante complicada, o setor seguiu crescendo, apresentando em 2018 novamente resultados um pouco acima do PIB".
"Estamos confiantes e acho que vamos caminhar para obter, ao menos, 3% de crescimento, retomando, assim, um resultado mais satisfatório".