Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


O futuro da nutrição personalizada

O setor de nutrição personalizada sempre contou com a especificidade, de olho em quem tem a ganhar mais com planos alimentares individualizados. Isso inclui pessoas com problemas de saúde, como diabetes ou colesterol alto, bem como atletas que buscam melhorar o desempenho ou aqueles que desejam perder peso ou diminuir o declínio cognitivo. Aplicativos, sensores e testes coletam informações sobre a ingestão alimentar, atividade e sono e as combinam com dados sobre pressão arterial, colesterol e glicose no sangue, por exemplo - embora teoricamente qualquer métrica pudesse ser uma meta.

No entanto, reunir essa tecnologia de monitoramento com os ingredientes certos na produção de alimentos convencionais até agora tem se mostrado difícil.

Nesli Sözer, professor do Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia, está trabalhando nesse problema e diz que a prevalência de rastreadores de condicionamento físico e aplicativos de saúde facilitarão o desenvolvimento do setor. Segundo Sözer, até 2025 estima-se que haverá cerca de dez dispositivos conectados por pessoa, sejam sensores, software ou outras tecnologias que se conectam e trocam dados pela internet.

Sözer vê uma promessa particular no mercado de máquinas de venda automática, que tem crescido a uma CAGR de 14,9% somente na União Europeia. De acordo com a Frost & Sullivan, o mercado de venda automática ‘inteligente’ - que conecta dispositivos e software com máquinas de venda automática - tem um crescimento ainda mais forte, de cerca de 18% ao ano.

Temos que repensar o negócio de venda automática tradicional”, disse Sözer, destacando a crescente demanda por snacks saudáveis, à medida que mais pessoas pulam refeições e as substituem por lanches. “É difícil encontrar opções de snacks saudáveis, especialmente em trânsito, apesar da enorme necessidade crescente do mercado”, acrescentou.

Sua equipe na VTT projetou máquinas de venda automática de fabricação de alimentos personalizadas, chamadas "Food My Way", que fornecem alimentos, bebidas e produtos de colher feitos sob medida para as preferências de sabor de um indivíduo e requisitos de saúde. “É essencial usarmos a inteligência artificial, não apenas para otimizar a produção de alimentos do campo à mesa, mas também para permitir o desenvolvimento da produção de alimentos hiper personalizados de última geração”, ressaltou.

Cada vez mais, a nutrição personalizada é uma área que tem chamado a atenção de grandes empresas de alimentos, como Nestlé Health Sciences e Campbell Soup Company, que fizeram investimentos no setor nos últimos anos. Grandes empresas de ingredientes também estão demonstrando interesse. A DSM está entre as primeiras, quando fez parceria com a University Medical Center Groningen, no início de 2015, analisando o estado nutricional e os efeitos da suplementação em grupos específicos. Em abril de 2019, se juntou ao provedor de saúde digital Panaceutics para ajudar a expandir os produtos personalizados. Enquanto isso, a ADM fez parceria com a Mayo Clinic, com foco no papel da nutrição personalizada na saúde intestinal.

Sözer vê isso como uma situação em que todos ganham, tanto o setor público quanto o privado. “As soluções de alimentação personalizada não só contribuirão para melhorar a saúde pública, aumentando as opções de alimentação e snacks saudáveis em qualquer lugar, mas também apoiarão a abertura de novas linhas de negócios para as indústrias de alimentos, máquinas, saúde e software”, acrescentou.

Fonte: Fi Global Insights




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001