Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


M. Dias Branco divulga relatório de sustentabilidade com os resultados alcançados

A preocupação com consumidor, comunidade e meio ambiente sempre fizeram parte da política corporativa da M. Dias Branco ao longo de seus mais de 60 anos de história. Maior fabricante de massas e biscoitos do Brasil, também atua nos segmentos de torradas, farinhas e margarinas, entre outros produtos, a companhia possui uma Agenda Estratégica de Sustentabilidade que prioriza temas voltados à preservação ambiental, ao desenvolvimento da comunidade e à saudabilidade de seus produtos, entre outros temas. Com essa premissa, a Companhia acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2016 como parte integrante do Relatório Anual.

Somente em projetos sociais, culturais e de apoio à comunidade, foram investidos R$ 3,9 milhões em 2016, sendo que os recursos foram alocados preferencialmente em projetos enquadrados na Lei Rouanet, Fundo de Amparo à Criança e ao Adolescente, Lei de Esporte e Lei do Idoso. O valor total investido praticamente dobrou em relação ao ano-base 2014. A maior parte dos recursos (78,5%) foi alocada no estado do Ceará, onde está instalada a sede da companhia, e outros 12,8% em outros estados do Nordeste. Mas as regiões Sul e Sudeste também receberam investimento social significativo, equivalente a 8,7% do total.

Os resultados das políticas de sustentabilidade voltadas para o meio ambiente também são mensuráveis e avançam ano a ano. No setor produtivo, a companhia não tem medido esforços para desenvolver produtos cada vez mais nutritivos e naturais, além de reduzir os níveis de açúcar, sódio e gorduras trans. Em 2016, 32,4% dos itens alimentícios ofertados ao mercado já continham a adição de micronutrientes, como vitaminas e sais minerais, o que representa um salto de quase 6% em relação ao ano de 2014, quando este parâmetro começou a ser medido.

Alinhada às necessidades do mercado em oferecer embalagens renováveis, facilitando o descarte, a M. Dias Branco vem reduzindo sensivelmente o consumo de plásticos novos, substituindo-os pelos reciclados. Atualmente, 83,6% do volume de caixas de papelão e 100% do papel cartão utilizados são provenientes de matéria-prima extraída de florestas manejadas. Em algumas unidades, como a de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são usadas embalagens plásticas para as enfardadeiras, porém com material 100% reciclado, alavancando os benefícios ambientais e sociais.

Além disso, a companhia conseguiu, em 2016, reduzir a geração de resíduos sólidos e efluentes em 14% com relação a 2015. Os resíduos destinados por meio de alternativas sustentáveis, tais como reciclagem, reutilização e compostagem representam 90% do total gerado em 2016. O Índice de Reciclagem ficou acima de 60%.

O bom aproveitamento dos recursos hídricos é um tema constante na agenda da companhia. As informações sobre disponibilidade de água, níveis de reservatórios e atividade pluviométrica nas regiões próximas são monitoradas com rigor. Cerca de 84% da água utilizada pela Companhia encontra-se em regiões hídricas em situação de escassez (32%) e estresse (52%). São justamente nas unidades localizadas nessas regiões em que há maior reutilização de água, com índice que chega a 98,5%.

A empresa trabalha incessantemente para alcançar uma maior eficiência energética em todas as suas plantas, administrativas ou industriais, e no transporte de produtos. Uma das medidas foi aumentar o consumo de gás natural, que cresceu 11,7% em 2016 na comparação com o ano anterior, ao passo que reduziu em 67% o consumo de óleo diesel. Embora a intensidade energética tenha representado um aumento de 19,5% em relação a 2014, em função do aumento da produção, houve redução de 4,3% no consumo total de energia.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE).

Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001