Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Laticínio Scala recicla 98% dos resíduos gerados em suas fábricas

O Laticínio Scala, um dos principais produtores de queijo no Brasil, recicla 98% do material descartado em suas três fábricas, duas em Sacramento e uma em Salitre de Minas, ambas em Minas Gerais. Tendo como um de seus valores a sustentabilidade ambiental, a empresa também faz a logística reversa de suas embalagens, ou seja, retira do mercado parte do volume de plástico e papelão que acondiciona os seus produtos. Somente em 2020, foram 347 toneladas de papel e 155 toneladas de plástico.

A Scala busca sistematizar as ações de responsabilidade ambiental desenvolvidas pela empresa. Sabemos da necessidade do uso racional dos recursos naturais e de preservar o meio ambiente, por isso, adotamos ações de controle, iniciativas e projetos na área de preservação ambiental dentro e fora das nossas unidades”, afirmou Cleidomar dos Reis Oliveira, coordenador de meio ambiente da empresa.

Desde 2016, o laticínio Scala faz parte do Mercado Livre de Energia, onde adquire energia renovável suficiente para suprir 100% do consumo total das suas instalações. O uso de energia limpa é um importante ativo ambiental, pois possibilita a recuperação de CO2 da atmosfera. Em 2020, pelo consumo apurado, a recuperação equivalente foi de 1.462 toneladas de CO2.

O laticínio também abastece as suas caldeiras com lenha de eucalipto reflorestado da sua própria reserva. Atualmente, o Scala possui em torno de 350 hectares de eucalipto plantado em suas duas fazendas fornecedoras de lenha. Juntas, registram uma produtividade média de 350 m³/hectare, produzindo 122.500 m³ de lenha no total. Como a colheita é feita em média a cada sete anos, são obtidos 17.500 m³/ano, ou seja, 1.458 m³/mês, o que corresponde ao consumo mensal de lenha de duas das três fábricas. Com isso, 100% da madeira utilizada na empresa é reflorestada, sendo 90% de produção própria.

Em atenção a quantidade de fumaça e emissão de material particulado lançados na atmosfera pelas caldeiras, a empresa utiliza modernos lavadores de gases. Com essa medida, reduz de maneira significativa a emissão de materiais poluentes.

Em relação ao consumo de água, em 2020, a empresa reduziu o índice de consumo em mais de 10%. Além disso, através das iniciativas de reuso de água, conseguiu uma economia de cerca de 240.000 litros de água por dia. O uso de tecnologia para concentração de soro possibilita que a água retirada do processo seja utilizada na produção, gerando uma economia de 130.000 litros de água/dia. Nos processos de higienização, a última água de enxágue de equipamentos é reutilizada para o primeiro enxágue de caminhões e silos, o que significa uma redução do consumo de água de mais de 100.000 litros por dia.

Para contribuir com a manutenção da qualidade das águas dos rios, a empresa possui Estações de Tratamento de Efluentes, ETEs, capazes de tratar todo o efluente fabril e devolver ao meio ambiente uma água livre de poluentes.

Fonte: Food Innovation




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001