Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


As cinco principais tendências globais que influenciarão as decisões da indústria de alimentos em 2021

ADM divulga tendências de consumo que transformarão o setor de alimentos e bebidas no novo ano

A ADM, líder global em nutrição e parceira das principais marcas de consumo do mundo, divulgou hoje sua visão sobre as cinco tendências de alimentos e bebidas que afetarão a forma como os consumidores comem e bebem em 2021.

Com base em uma extensa pesquisa, realizada através da plataforma proprietária da ADM que fornece insights sobre o comportamento do consumidor chamada OutsideVoiceSM, o relatório fornece uma análise de cada uma das cinco tendências que virão à tona nos próximos 12 meses. Cada uma dessas tendências é fortemente influenciada por mudanças comportamentais e sociais que surgiram desde o início da pandemia, incluindo sentimentos que foram intensificados como ansiedade e estresse, mudança de prioridades, mudanças na interação social e a adoção de uma abordagem mais holística para o bem-estar.

"A crise global de saúde mudou as preferências dos consumidores de maneiras novas e inesperadas", disse Vince Macciocchi, presidente de Nutrição da ADM. "Estamos vendo uma maior demanda por alimentos e bebidas que apoiam o sistema imunológico, melhoram nosso humor e reduzem nosso impacto ambiental, impulsionada em parte pelas tensões humanas emergentes. Isso proporcionou uma oportunidade única para as marcas desenvolverem novos produtos inovadores que mudarão para sempre a maneira como comemos e bebemos. Será um ano de inovação, marcado por avanços significativos na nutrição".

As cinco tendências que estimularão a inovação no novo ano incluem:

1. Uma abordagem mais proativa para nutrir o corpo e a mente

A pesquisa da ADM descobriu que 31% dos consumidores estão comprando mais itens customizados, sob medida, para sua saúde e 50% relatam uma preferência por alimentos e bebidas que contêm ingredientes naturalmente benéficos.

O desejo de influenciar a saúde e o bem-estar por meio de alimentos e bebidas está criando novas oportunidades para produtos ricos em nutrientes, que trazem benefícios funcionais para a saúde e visam apoiar o sistema imunológico, melhorar o humor e manter a energia. Fatores sensoriais como sabor e cor também desempenham um papel cada vez mais importante. Durante esses tempos estressantes, os consumidores estão gravitando em torno de alimentos e bebidas com cores brilhantes e estimulantes, que apontam para sabores cítricos como da vitamina C, bem como produtos com sabores familiares e nostálgicos.

2. A sustentabilidade ocupa o centro do palco

Mais de dois terços (65%) dos consumidores desejam ter um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações diárias. Esse é um dos principais motivos pelos quais 32% dos consumidores compram itens produzidos de forma sustentável. A crescente conscientização de nosso impacto coletivo sobre o meio ambiente gerou uma demanda cada vez maior para que as empresas demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade além do produto final, o que inclui a compra responsável e os padrões operacionais.

A alimentação especializada em reduzir as emissões de metano na pecuária, por exemplo, está ajudando a atender aos interesses dos consumidores por fontes de proteína mais ecologicamente corretas. Novas práticas agrícolas, como a agricultura regenerativa, estão sendo usadas para enriquecer o solo, resultando na redução do carbono e melhorias no ciclo da água. Materiais renováveis com base vegetal, como amido de milho e até algas marinhas, estão aparecendo em embalagens de consumo para reduzir o desperdício em aterros.

3. O Microbioma Intestinal surge como a porta de entrada para o bem-estar

Aproximadamente 25% dos consumidores globais sofrem de problemas de saúde digestiva. Destes, 50% afirmam que têm um impacto moderado ou grave em sua saúde geral. A pandemia acelerou o interesse do consumidor por uma abordagem mais holística da saúde, que inclui uma maior compreensão do papel fundamental do microbioma intestinal na saúde de cada indivíduo.

Produtos direcionados ao microbioma demonstraram ajudar a lidar com problemas e condições metabólicas específicas, como controle de peso, suporte do sistema imunológico e melhor bem-estar emocional. Isso fornece um terreno fértil para a inovação em alimentos e bebidas com soluções funcionais como prebióticos, probióticos e pós-bióticos que oferecem suporte à função do microbioma.

4. O boom da demanda por produtos Plant-based. Do nicho ao dia a dia

Globalmente, 56% dos consumidores de produtos Plant-based estão tentando comer mais alimentos e bebidas na versão vegetal, posicionando as proteínas alternativas como um fenômeno cada vez mais popular. A demanda por esses produtos está se expandindo rapidamente, incluindo novas opções que vão além do hambúrguer, tais como peixes (ex.: atum enlatado), marisco e camarão, queijos vegetais, lanches proteicos prontos para comer, e muito mais. Os produtos de carne alternativa também continuam a evoluir, com novas tecnologias, como impressão 3D e fermentação de proteínas, desempenhando um papel importante no incentivo à inovação. As novas carnes à base de vegetais incluirão produtos de músculos inteiros como bife e peito de frango, carne de almoço, bacon, entre outros.

A categoria alternativa de laticínios, uma das primeiras líderes no espaço de nutrição com base vegetal, está crescendo para abranger outros formatos, como iogurte, sorvete, manteiga, pastas e cremes. Para se destacar no setor de laticínios, os produtos devem fornecer mais proteínas do que os laticínios tradicionais e apresentar um rótulo nutricional enriquecido com vitaminas e minerais ou ingredientes funcionais como probióticos.

5. Transparência aumenta a confiança do consumidor

Os consumidores agora esperam que os rótulos dos alimentos forneçam maior transparência em todo o ciclo de vida do produto. Isso está ajudando a impulsionar a demanda por produtos de origem local, à medida que os consumidores buscam maior clareza sobre a origem dos ingredientes de alimentos e bebidas. Na verdade, 26% dos consumidores globais procuram o país de origem nos rótulos dos alimentos e bebidas.

A busca por ingredientes mais limpos estende-se a sabores e cores, com muitos buscando alternativas naturais, seja para dar ao produto um tom azul rico, ou hortelã-pimenta e menta para provocar uma explosão de frescor em alimentos e bebidas. Adoçantes como Monk Fruit e a Stévia estão ganhando popularidade à medida que os consumidores procuram maneiras naturais de reduzir a ingestão de açúcar.

A pandemia global mudou radicalmente a percepção dos consumidores em relação ao mundo, influenciando a maneira como comemos, bebemos e interagimos. Com essas tendências de nutrição ganhando força em 2021 e indo além, a ADM está posicionada para fornecer às marcas as soluções inovadoras necessárias para atender às necessidades dos clientes em um mercado em constante mudança.

Para saber mais sobre a ADM, visite http://www.adm.com.

*Imprensa ADM




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001